Páginas

segunda-feira, 10 de abril de 2017

100 dias de Nogueira: enfrentamento com servidores e aumento do IPTU


Qual o balanço dos 100 dias de governo Nogueira em Ribeirão Preto?


Bom, para mim o balanço é pífio e ao mesmo tempo esclarecedor do que serão os próximos 1360 dias: uma clássica administração tucana com pitadas do já tradicional modo ribeirão-pretano de fazer política.

Nogueira veio de uma campanha onde os temas profundos da cidade não foram debatidos. A campanha ficou rodando em torno do tema da corrupção, onde Nogueira foi visivelmente beneficiado com relação ao seu principal adversário, e em torno das já tradicionais promessas furadas de sempre: escola para todos, creches para todos, AME's para todos, tudo para todos.

Nenhuma palavra sobre a real condição da economia brasileira, que àquela altura enfrentava as pautas bomba propostas por Eduardo Cunha, em franca campanha para derrubar a Presidenta Dilma com a ajuda do PSDB de Nogueira.

A política do quanto pior, melhor adotada no Congresso deu resultado: Dilma caiu e a economia virou pó de lá pra cá.

Aqui, o que Nogueira prometia, além das AME's? Prometia 'não aumentar impostos', ou seja, fazia o discurso que agrada aos ouvidos da ala conservadora que estava em polvorosa na época mas que não reflete a realidade de um município quebrado pela crise e por uma ex-administração incompetente e corrupta.

Impossível administrar uma cidade nesta atual conjuntura sem buscar aumentar as fontes de arrecadação!

Um grande tema já se colocava para o Prefeito antes mesmo de assumir: a questão dos servidores.

O que uma administração necessita de mais prioritário em momentos de crise e em início de mandato?

Necessita de servidores engajados e motivados. São os servidores que, de fato, tocam a máquina pública e fazem o contato com a população. Governar sem os servidores é um tiro no pé e uma visão administrativa míope.

Mas Nogueira prefere fazer nos seus 100 primeiros dias uma guerra contra os servidores. Não negocia, não ouve e ainda por cima tenta jogar a população contra as reivindicações justas da categoria (contando com o apoio sempre solícito da mídia tradicional para isso).

Não deu certo. Aliás, está dando muito errado. Inclusive pela truculência e ignorância que seu vice-Prefeito e Secretário da Assistência Social tem tratado o tema. Talvez o senhor Carlos Cezar ainda não tenha percebido que os tempos das micaretas coxinhas ultra-conservadoras já passaram e o servidor merece e precisa de respeito.

É preciso lembrar ao vice que seu partido, o PPS, fez durante 8 anos parte da administração Dárcy Vera, com cargos comissionados, e continua a ter cargos comissionados na atual administração. Não há nenhuma auto-crítica a se fazer, senhor vice-Prefeito?

Para complicar, Nogueira, obrigado pela conjuntura, aumentou taxas e vai aumentar o IPTU em breve.

Voltarei a tratar dessa questão do imposto aqui. Mas por hora fica a informação de que é possível se mexer na questão do IPTU fazendo uma revisão justa dos valores, cobrando mais de quem tem mais, menos de quem tem menos, aumentar a arrecadação e ao mesmo tempo estimular investimentos e inclusão social.

Mas eu desconfio que essa alteração, e majoração do IPTU, mais uma vez será realizada com influência da especulação imobiliária e com olhos somente na necessidade de aumentar a arrecadação.

Aguardaremos.

Nogueira completa seus 100 dias com uma nota ruim e projetando mais do mesmo.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...