Páginas

sábado, 29 de abril de 2017

O que é o Blog O Calçadão? Principais perguntas e respostas. Venham nos conhecer!


Há pouco mais de 2 anos, em dezembro de 2014, entrava no ar o blog O Calçadão. Sua criação foi fruto da amizade e da vontade de seis amigos de levar às pessoas, em um só canal de comunicação, as ideias individuais que cada um divulgava em suas redes sociais.


O momento era conflituoso, como o é até hoje. Nós, naquele momento, debatíamos a eleição presidencial defendendo a Presidenta Dilma dos ataques imorais que ela sofria não só de seu adversário, mas de uma parte da classe média misógina e proto-fascista que se encorpara desde 2013.

Entramos no ar sem nenhuma estrutura, em uma plataforma gratuita (que mantemos até hoje), sem nenhum contato político e sem sermos conhecidos por nenhum movimento social da cidade.

Aos poucos, a cena política e a militância social da cidade foi tomando contato conosco porque logo de cara nós começamos a fazer a cobertura dos movimentos sociais e entrevistas.

Ganhamos amigos, colaboradores, leitores.

Nossas mídias sociais cresceram e nosso blog passou de 1 milhão de views em dois anos.

Chegamos a 57 mil views mês passado.




Continuamos a crescer não só em números, mas em estrutura e, principalmente, em credibilidade.

O blog O Calçadão veio para ficar. Não xingamos, não ofendemos, não acusamos sem provas, damos nossa opinião, temos lado e abrimos espaço para aqueles que não têm voz na mídia tradicional.

Nos somamos aos esforços informativos e formativos à esquerda que outros companheiros fazem e já faziam em RP. Viemos para somar.

Aproveitando, compartilharemos com você, leitor, do mais antigo ao mais recente, as principais perguntas e respostas que nos fazem.

Quem faz o blog O Calçadão?

Hoje são 14 pessoas que colaboram de alguma forma com a construção do blog.
Membros-Fundadores: Ricardo Jimenez (Mestre em Química, professor e militante social), Filipe Peres (Poeta, professor e militante social), Aílson Vasconcelos (Mestre em Física, professor e militante social), Fábio Soma (Mestre em Filosofia, Orientador Educacional e professor), Rilton Nogueira (Geógrafo, professor e mestre-especialista em cultura popular) e Marcelo Botosso (Mestre em História, Especialista em Turismo, Intelectual Militante das causas sociais).
Direção Executiva: Ricardo Jimenez, Filipe Peres e Paulo Honório (Fotógrafo, Editor, graduando em sociologia e militante social).
Colaboradores Especiais: Marcos Sérgio (líder comunitário), Cassiano Figueiredo (Bacharelando em direito e militante social de juventude) e Gabi Van Pelt (Estudante e militante social de juventude).
Amigos do Blog: Shirley Viana (atriz e militante feminista), Roberto Tofoli (Professor e sindicalista), Padre Chico (Capelão das Causas sociais) e Leonardo Sacramento (Professor, Sindicalista e Militante social).


Por que o blog O Calçadão tem esse nome?

Porque nós somos um blog de Ribeirão Preto e aqui em nossa cidade o calçadão central é o local por onde passa a população trabalhadora.
Logo, nosso blog também se constitui um local não só de passagem dos trabalhadores, mas um local de informação e debate para a população trabalhadora.
Daí nosso nome.


Qual o objetivo do blog O Calçadão?

Primeiramente, era dar vazão às produções individuais de cada membro fundador e construir uma mídia alternativa de internet na cidade. Depois, com o aprendizado do dia a dia, nós avançamos para sermos um instrumento de vez e voz à população, aos excluídos, aos movimentos populares, aos sindicatos e aos partidos políticos que fazem a luta política, popular, democrática e à esquerda na cidade de Ribeirão Preto.
Ou seja, somos um blog político à esquerda, vinculado à luta popular em Ribeirão Preto e ligado à construção da mídia alternativa de internet, a blogsfera, tratando os temas gerais com um toque local. Somos um blog de Ribeirão Preto, de São Paulo e do Brasil.

O blog O Calçadão é ligado a algum partido?

Não!
Somos ligados à luta popular e à esquerda. Temos contatos e diálogo com partidos, sindicatos e movimentos populares.
Os membros podem ter filiação partidária?
Lógico, pois a liberdade individual de expressão e opinião é um valor humano inegociável. Atualmente, apenas 5 dos 14 que compõem o blog têm filiação partidária.


Quem financia o blog O Calçadão?

Todos os nossos custos de operação, transporte, infraestrutura, tecnologia são cobertos por contribuições de seus membros fundadores, de forma voluntária, como é toda a colaboração na construção do blog.  Ou seja, fazemos o auto-financiamento.


Quais os projetos futuros?

Desenvolver uma estrutura de transmissões ao vivo e criar a rádio web O Calçadão.


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...