Páginas

segunda-feira, 10 de abril de 2017

GREVE: Na manhã desta segunda-feira, no meio do povo, um sábio falou!


Paulo Roberto Caldo, aposentado pelo IPM
Fotos: Filipe Peres

O Sábio


"Mas um velho d'aspecto venerando,
Que ficava na praça, entre a gente,
Postos em nós os olhos, 
[...]
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no espaço ouvimos claramente,
C'um saber só de experiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:

Esta paráfrase da fala do Velho do Restelo, no Canto IV, d'Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, deu o tom do que foi a manhã desta segunda-feira. Aposentado pelo IPM, Paulo Roberto Caldas deu um depoimento importante aos servidores que este blogue entende ser importante publicar em sua integralidade:

“É uma honra muito grande falar com os colegas da prefeitura municipal, pois sou aposentado do IPM. Eu me lembro da Ribeirão Preto da boiada da Av. Saudade. Conheci o pai do promotor como comerciante nos Campos Elíseos, lá na Av. Saudade, como, também, Antônio Duarte Nogueira, que foi um marco como Prefeito de Ribeirão Preto, naquilo que fazia pela cidade, pelo cidadão e todo servidor municipal. O respeito que ele tinha. Hoje vejo a minha cidade sendo agredida. Começou sendo agredida quando começaram as primeiras reuniões, antes da posse do Prefeito. Quando um professor da FEA já começou a agredir o servidor de Ribeirão Preto falando em congelamento de salário. Eu pergunto: Será que esse mesmo professor da FEA que fez parte desta comissão de transição, ele faz essa mesma colocação junto a seus colegas lá na USP, lá na FEA, pedindo congelamento de salário? Tenho certeza, absolutamente, que não.

Assumiu o prefeito. Já começa a rever a data que vem de longos anos no último dia útil do mês, o aposentado no dia anterior. Mexe nos 28%. Eu nunca vi como advogado e ex-professor da Faculdade de Direito uma ação com trânsito em julgado, com direito adquirido, no ato jurídico perfeito, só no processo revolucionário para retirar isso de qualquer cidadão brasileiro. E nós não estamos numa ditadura. Nós estamos, ainda, em plena democracia. O direito tem de ser respeitado pelo prefeito e, também, pelo juiz de direito, que acima dele está o Conselho Nacional de Justiça. É lamentável que se faça isso.

Agora vem o salário: Se eu for ser prefeito de Ribeirão Preto eu vou pensar em ser prefeito daqui a 20 anos, pois eu sei que em Março eu tenho o aumento do dissídio coletivo. Para isso, o aumento que está sendo pedido, hoje, foi o plano orçamentário aprovado em setembro ou outubro pela câmara municipal para que ele possa administrar no futuro. O mínimo que se tem é dar aquilo que é direito do servidor. Em todas as profissões, muitas vezes o servidor é criticado por esse ou por aquele, mas o bancário busca o seu ganho, o funcionário do Fórum busca o seu ganho e o trabalhador de Ribeirão Preto, como todos os trabalhadores do Brasil, têm o mesmo direito naquilo que a lei determina e prescreve sobre os vencimentos.

Temos hoje, com todo respeito, um secretariado de aposentados, um grande número de aposentados. Todos ganham acima de R$10,000 como aposentado. Outros, profissionais que ganham igual. O cidadão vem de São José do Rio Preto, nada contra a cidade. Muito pelo contrário, mas ser Secretário da Fazenda de Ribeirão Preto, respeito os professores, com formação em Letras, sem nenhuma noção de contabilidade. O que nós estamos pedindo, nesse trabalho memorável, marcante, em favor do servidor. É digno, é justo.

E só para finalizar: O promotor, hoje vice-prefeito, faz uma crítica aos servidores. Ele fez a opção pelo salário, de ganho, pelo salário de promotor e não pelo de vice-prefeito, sendo que ele está exercendo o cargo de vice-prefeito. É legal mas é imoral".

A manhã


Servidores ocuparam o centro da cidade
Durante a parte da manhã, os servidores se reuniram em frente a prefeitura, na Praça Barão do Rio Branco. Depois, saíram em passeata pela cidade para dialogar com a população, sem interferências mediáticas.

Opinião

O dia de greve começou com uma novidade: em entrevista ao portal Cidade ON, o Prefeito de Ribeirão Preto, Durarte Nogueira (PSDB/SP), quando questionado sobre ter quebrado uma promessa de campanha de não aumentar tributos, deu a seguinte declaração: “O que eu reajustei foram duas taxas previstas em lei [...] O reajuste  pela perda inflacionária é de lei”. O reajuste salarial dos servidores públicos municipais também está na lei.

O reajuste dos servidores também.

Mais fotos:


Presidente do sindicat, Laerte Carlos Augusto

Servidores ocuparam o centro pela manhã

Servidores ocuparam o centro pela manhã

Servidores ocuparam o centro pela manhã

Servidores ocuparam o centro pela manhã


,






Nenhum comentário:

Minha Casa Minha Vida é a garantia de moradia digna para o povo brasileiro - Alexandre Padilha

Uma casa é como um santuário para as famílias, e o compromisso do governo Lula é garantir acesso à moradia digna para todas as famílias ...