Apenas um aeroporto regional administrado pela iniciativa privada |
Essa semana o Prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira PSDB, comemorou a definição da concessão do aeroporto Leite Lopes a partir do dia 7 de fevereiro.
O processo faz parte de um pacote de concessões feitas pelo governo do estado em julho do ano passado. No total, 22 aeroportos regionais foram concedidos por 30 anos para a iniciativa privada. Divididos em dois blocos de 11 aeroportos: bloco Noroeste e bloco Sudeste. O Leite Lopes fez parte do Bloco Sudeste e o concessionário tem o compromisso de fazer 266 milhões de investimentos nos 11 aeroportos do bloco.
O governo do estado arrecadou 22 milhões na outorga e, com a concessão, deixa de fazer parte da gestão dos mesmos.
Nogueira pode até comemorar, dizer que os investimentos serão muito bons, que vai gerar empregos, ou seja, a mesma conversa de sempre. Nogueira só não poderá dizer que o processo é de internacionalização do Leite Lopes, pois não é.
Ribeirão Preto segue sem um aeroporto internacional pois ali no Leite Lopes isso é inviável e a história de 20 anos de promessas vazias mostram bem isso.
Para operar voos internacionais de cargas e passageiros a pista tem de ser ampliada, ou na direção do Quintino I ou na direção da Hípica. Na direção do Quintino, impossível. Já na direção da Hípica resultaria no rebaixamento da avenida Thomas Alberto Whatelly. Inviável. E os investimentos de 266 milhões contratados na concessão não são suficientes. Ainda há uma contestação judicial envolvendo tudo isso.
PS: em 1995, na aprovação do Plano Diretor (há 27 anos!) já se colocava a necessidade de um aeroporto internacional para Ribeirão e região fora dos limites urbanos! Pois é, esse ainda é o caminho mais sensato até hoje, um aeroporto internacional metropolitano ou macro regional, em uma área que atendesse os interesses econômicos de Ribeirão e demais municípios vizinhos, incluindo São Carlos e Araraquara, que também não possuem aeroporto internacional.
Ricardo Jimenez - editor do Blog O Calçadão
Um comentário:
Papai Noel Leite Lopes perdeu a força de enganação
Postar um comentário