O Blog O Calçadão reproduz denúncia da APEOESP. Detalhe: o governo tucano agride a Apeoesp, o sindicato mais combativo de SP, e preserva o CPP e o CPC, que vão continuar a fazer o desconto em folha. Por que?
De forma arbitrária, alegando supostas razões técnicas, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da São Paulo Previdência e Secretaria da Fazenda, suspendeu o desconto em folha das mensalidades dos aposentados associados à APEOESP e ameaça no prazo de 30 dias suspender também os descontos das mensalidades dos associados da ativa, além de multar nossa entidade em R$ 270.00,00.
Por isso, apelamos neste momento aos nossos associados que são aposentados para que paguem a mensalidade por meio de boletos bancários que estão sendo enviados para suas residências.
O golpismo, sustentado pela mídia, principalmente pela maior emissora de televisão do país, tenta tratar o golpe do impeachment como favas contadas e tratar o governo interino como legítimo.
Busca valorizar os conchavos palacianos e suavizar a pauta terrível implantada pelo interino contra os interesses do país e do povo trabalhador.
Alexandre Frota não é o autor do Escola Sem Partido. Sua caricata figura apenas tornou a coisa mais visível. Inadvertidamente, prestou um favor para que o tema ganhasse repercussão.
Tampouco é de agora esse movimento. Vem de 2004, mas certamente que as ocupações dos secundaristas deixaram os defensores dessa aberração com os cabelos em pé e estejam aproveitando o período interino de Michel Temer e seus apaniguados para avançar com o projeto.
No sábado (02/07), às 14h, no Diretório Municipal de Ribeirão Preto, participe do Encontro Municipal de Táticas Eleitorais e vote pela Candidatura Própria do PT!
O Partido dos Trabalhadores terá pela frente, em 2016, a eleição mais difícil de sua história. No Brasil inteiro e, particularmente, em Ribeirão Preto, o PT tem sido alvo de ataques sistemáticos da mídia, de instituições que deveriam pairar acima das disputas eleitorais e dos adversários de sempre. Isso, certamente, se repetirá na campanha eleitoral.
Em Ribeirão, o PT tem uma história de lutas e de conquistas! Desde a primeira eleição, em 1982, jamais deixamos de ter um candidato a prefeito, para dialogar com a sociedade e defender um projeto político com o olhar progressista e as propostas dos partidos de esquerda e do movimento social, voltadas àqueles que mais precisam do Poder Público, que são os mais pobres.
Em nota, assessoria de ex-Ministro Aloísio Mercadante denuncia o golpe no Conselho Nacional de Educação.
Leiam:
"A decisão do governo interino e provisório de revogar nesta terça-feira, 28, a indicação de 12 membros do Conselho Nacional de Educação (CNE) é um golpe em um órgão de estado, responsável por discutir de forma técnica, democrática e plural as políticas nacionais de educação. Mais uma vez este governo demonstra incapacidade de distinguir entre instituições de estado e interesses de governo.
Para evitar qualquer tipo de interferência política no CNE, os 24 conselheiros do órgão são resguardados por mandatos de quatro anos. Em abril, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, publicou portaria com lista de 39 entidades civis de educação, que fizeram indicações para as vagas do Conselho.
Essas entidades puderam encaminhar ao gabinete de Mercadante lista tríplice com indicações para ocupar as vagas da Câmara de Educação Básica e da Câmara de Educação Superior do CNE. Respeitando a participação social, a presidenta eleita Dilma Rousseff, apesar de ter a prerrogativa legal de livre indicação para metade das vagas do CNE, adotou o critério republicano de acolher os nomes das listas técnicas encaminhadas pelas entidades civis ao Ministério da Educação.
Única exceção foi a indicação do doutor Gersem José dos Santos Luciano, indígena do povo baniwa e professor da Universidade Federal do Amazonas, para ocupar vaga na Câmara de Educação Básica. A indicação do acadêmico se deve ao entendimento da importância da escolarização indígena e da diversidade nas discussões educacionais.
Perícia interna no Senado Federal apurou que Dilma não teve qualquer relação com as chamadas 'pedaladas fiscais', o principal argumento 'jurídico' usado pelos golpistas.
Acontece que se nem mesmo as chamadas 'pedaladas fiscais' configuravam crime de responsabilidade, imagine agora que Dilma foi inocentada de te-las cometido?
Acabou o que restava da falácia do impeachment. Restou o lero-lero de que 'o processo é político'. Não é!
Reunidos em três Pré-Conferências
Municipais da Cidade, preparatórias do evento oficial, a Conferência Municipal
da Cidade, membros da sociedade civil debateram sobre a cidade, apresentaram
ideias e refletiram sobre soluções para os problemas que afligem os moradores
da cidade.
As soluções existem, aos montes. O que não
faltam são estudos, projetos, conhecimentos e especialistas nas inúmeras
questões urbanas. O que tem faltado é ousadia política transformadora. E é ai
também que temos que exercer nossa cidadania para exigir as transformações
necessárias.
- Entidades,
associações, movimentos e ONGs que participaram das pré-conferências:
por Mariana Tokarnia, da Agência Brasilpublicado 27/06/2016 10:02
VALTER CAMPANATO/ABR
Pelo PNE, o país deveria ter assegurado a existência de planos de carreira para os profissionais da educação
Brasília – Os professores de nível superior no Brasil ganham menos do que outros profissionais com o mesmo nível de formação. De acordo com análise feita pelo movimento Todos pela Educação, os docentes recebem o equivalente a 54,5% do que ganham outros profissionais também com curso superior. A valorização dos professores é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que completou dois anos.
Ora, ora, ora. E não é que a proverbial ruindade da Justiça
brasileira subitamente acabou? Mas apenas quando se trata do PT, claro. Para os
demais brasileiros, a Justiça continua morosa, falha e injusta (sobretudo para
os mais pobres) ou inexistente (para os ricos). Subvertendo o mito grego, a
“Justiça” brasileira não é cega, é caolha: só enxerga petistas.
Enquanto Janot surpreendia a todos indo para cima da cúpula do PMDB e dos Ministros do governo interino, a República de Curitiba permanecia em silêncio.
Bastou uma 'reunião de rotina' entre o Ministro da Justiça interino, o tucano Alexandre de Morais, e o comando da Força Tarefa da Lava Jato e o espetáculo midiático anti-petista reapareceu.
Na busca pelo ex-Ministro Paulo Bernardo, a PF entrou no apartamento funcional da Senadora Gleisi Hoffmann, pertencente ao Senado Federal, sem autorização prévia do STF.
Quando um país, uma nação decide se inserir no mundo de maneira soberana, decisões de Estado devem ser tomadas. Qual o rumo a ser seguido? Quais os objetivos a serem atingidos? O país quer se tornar um player relevante ou apenas se tornar destino de produtos industrializados de outros países enquanto exporta commodities?
A Europa é, principalmente no pós guerra, o berço do Estado do Bem-Estar Social. Os países europeus, principalmente os ocidentais, construíram estruturas de Estado onde imperava o livre comércio na microeconomia e o planejamento na macroeconomia.
Um pacto social possibilitou que impostos elevados permitissem ao Estado garantir serviços públicos de qualidade e proteção integral à população.
De acordo com reportagem do
Estadão, as operações Lava-Jato e Zelotes, da Polícia Federal, conseguiram
produzir, até agora, mais de 1 milhão de desempregados no país. Ou seja,
enquanto o juiz Sérgio Moro mais ganha prêmios internacionais e jantares mais
trabalhadores perdem postos de trabalho.
A Décima Mostra de Cinema e Direitos Humanos começou nesta quinta-feira, 23/06, no Espaço Cultural "O Hierofante". Sempre exibindo um curta metragem e um longa, a mostra ainda terá mais duas datas, sempre às quintas-feiras: 30/06 e 07/07.
As sessões começarão sempre a partir das 19h00.
O Espaço Cultural "O Hierofante" fica na Rua São José, 85.
A Mostra é gratuita.
E eis que o governo interino de Temer se esvaía semana após semana. E eis que Eduardo Cunha se torna réu em dois processos no STF e perde no Conselho de Ética, ficando, junto com sua esposa, à beira da prisão e da destruição total do interino governo Temer.
A Pré-Conferência e a
Conferência oficial, são situações oportunas para lembrar, refletir e debater
os problemas do município, especialmente tudo aquilo que está relacionado com a
vida no meio urbano. Mapear as principais demandas da cidade, o que tem causado
transtorno e sofrimento ao povo, o que precisa ser feito para assegurar melhor
qualidade de vida para todos, sem privilégios, sem segregação e sem exclusão.
O governo Darcy Vera, insensível aos movimentos sociais, além de não ter política pública para moradia de interesse social, reprime as ocupações de áreas públicas com força policial e utilizando todo as secretarias municipais .
Enquanto isso, várias áreas públicas são cedidas para associações de moradores da Zona Sul para, loteamentos fechados, condomínios, para fazerem seus clubes recreativos e falsas instituições filantrópicas.
Esta lei já foi denunciada no CONDEPE - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana.
PS: No dia 4 de junho O Calçadão já havia dado a informação sobre este projeto de lei:
A construção de 122
casas do Projeto "Morada do Sol" em Serrana faz parte do Programa
Minha Casa Minha Vida-Entidades gerido pelas famílias
e organizado pelo Movimentos Habitacional e Ação Social – MOHAS.
Fruto dos esforços de vários agentes sociais, após 5 anos de
perseverança, luta e garra, as famílias que compõem o projeto iniciaram os
trabalhos na obra no final de 2015, com previsão de termino para o primeiro
semestre de 2017.
As famílias se revezam em grupos que trabalham em mutirão uma
vez por mês na obra. Há também o trabalho técnico social que faz a integração da
comunidade e discute temas variados como: geração de renda, cidadania, direitos
sociais, organização social, entre outros.
Campo Dr. Sócrates Brasileiro é a denominação do campo da Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP) e Kelli Mafort lembra da justa homenagem ao personagem que se formou em Ribeirão Preto
A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), espaço de formação intelectual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), batizou o seu campo de futebol com o nome do ex-jogador Sócrates. A escola fica em Guararema, no interior de São Paulo, e o campo foi denominado Dr. Sócrates Brasileiro, que foi um jogador de destaque internacional e intelectual, e que foi revelado para o futebol e viveu muito tempo em Ribeirão Preto. O campo foi inaugurado em novembro de 2015.
Quando você ler matérias como esta “Governo quer vender
terras para estrangeiros”, em que o Estadão anuncia que o Ministro da
Agricultura Blairo Maggi vai propor mudanças na legislação fundiária não fique
pensando que há no Brasil algum tipo de xenofobia, que impede empreendedores
estrangeiros ou mesmo simples investidores de apostarem no potencial agrícola
do país.
Não há, tanto que um cidadão ou uma empresa estrangeira,
numa definição simplificada, pode comprar até 10% do território de cada
município. Nas áreas remotas do interior, onde os municípios são imensos, 10%
da área significa que podem ter propriedade de milhões – é isso mesmo, milhões
– de quilômetros quadrados.
Desde 2014 Aécio, o Play Boy mineiro carioca, só faz perder, seja nas eleições, seja em seus planos golpistas, seja em sua imagem política.
É sempre bom lembrar que em 2014 Aécio perdeu para Dilma no 1o e no 2o turno, perdeu para Dilma em Minas Gerais, em uma das derrotas mais emblemáticas para alguém que confiava que os votos de Minas o levariam à tão almejada Presidência.
O candidato do Aécio em Minas também perdeu, para o candidato do PT, Fernando Pimentel.
Nesse sábado, 25/06, às 11 hs, inauguração do projeto Música Criança no Pico do Mirante, zona oeste de Ribeirão Preto, com apresentação musical das crianças que já estão tendo aulas. Todos e todas convidados! Viabilizar projetos como esse é uma forma preventiva de combatermos a violência! Projeto Musica Criança -parceria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP com o Departamento de Música da FFCLRP-USP, Secretaria da Saúde do Município e Associação de Moradores do Complexo do Mirante.
A Vila Operária da Barra, hoje Vila da Barra, foi a primeira vila construída pela indústria de Salto-SP atendendo a demanda de moradia e fixação de seus operários. Passado mais de 100 anos, ela guarda memórias do incipiente operariado de um Brasil que se industrializava.
O agrupamento político Diálogo e Ação Petista, que atualmente é o mais organizado e combativo do PT de Ribeirão Preto, realizou nesta última sexta-feira reunião de preparação para o encontro de tática eleitoral do PT que se realizará no próximo sábado.
Neste encontro será decidido se nesta eleição o PT de Ribeirão Preto terá candidato próprio ou fará coligação com outra força de esquerda apoiando a candidatura de outro partido, como a do PCdoB, por exemplo.
Mais uma vez o DAP se posicionou a favor da candidatura própria a Prefeito e que defenda um programa político que ao mesmo tempo que leve à população as propostas do PT para a cidade, também tenha um caráter anti-golpista, denunciando na eleição o golpe e os golpistas, mesmo aqueles travestidos de esquerda.
"O DAP fará um grande esforço para fortalecer nossa chapa de vereadores oferecendo até 4 nomes para o pleito, pré-candidaturas que representam os trabalhadores da saúde, os movimentos de moradia e os professores. Defendemos a elaboração de um programa democrático e popular, de defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo em geral e que tenha a linha política de enfrentamento e denúncia do golpe e dos golpistas da cidade. A candidatura petista baseada neste programa pode ser um pilar de construção de uma ampla frente de esquerda na cidade, juntamente com as demais forças anti-golpistas", explica Ulisses Strogoff, coordenador municipal do DAP.
O PT de Ribeirão Preto vive hoje uma divisão interna entre a proposta de candidatura própria e o apoio a uma candidatura de outro partido, e esta questão será definida no próximo dia 25, conforme a determinação de seu regimento interno e do posicionamento de sua direção executiva municipal.
Neste domingo, 19/06, na Esplanada do Theatro Pedro II em Ribeirão Preto, coletivos feministas realizaram ato denunciando a Cultura do estupro. O blog O Calçadão reproduz o texto que propôs a pauta do ato. Dias atrás uma menina foi estuprada covardemente por 33 homens - e, para piorar, ela foi filmada totalmente apagada e nua, com seus agressores fazendo piadas de sua situação e a expondo a todo momento.
Sabemos que, infelizmente, ela é só mais uma dentre tantas outras vítimas que sofrem abusos diariamente. Como o caso dela repercutiu e causou muita indignação, várias mulheres criaram esse ato pelo fim dessa cultura e por apoio a mana que sofreu isso.
A cultura do estupro é uma banalização - pior, aceitação! - da violência sexual contra a mulher. Ou seja, é quando a violência sexual é considerada normal. E uma das principais características é a culpabilização a vítima unida à prática de ‘slut-shamming' (compartilhamento de vídeos e de fotos de meninas em situações íntimas ou violentadas). Foi o que aconteceu no caso da nossa mana do Rio de Janeiro.
Vamos lutar pelo fim dessa cultura enraizada e, principalmente, levar as manas das periferias á luta. Ribeirão Preto tem sido uma cidade onde o movimento feminista tem se fortalecido, com atos ocorrendo pelo Fora Cunha, contra o golpe, pelos direitos das mulheres e das mulheres negras e pela juventude feminista. O blog O Calçadão dá todo o apoio às causas feministas!
O Brasil vive um período terrível de sua história.
Eleita para um segundo mandato com 54 milhões de votos, Dilma foi impedida de governar a partir da não aceitação da derrota pelo PSDB de Aécio e a partir da traição do PMDB liderado por Temer e Cunha.
Sem deixar de reconhecer os erros no início de seu segundo mandato, ao tentar desesperadamente convencer o 'mercado' e as forças políticas fisiológicas de que poderia permanecer no poder, é importante ressaltar que Dilma foi impedida até de se arrepender de suas primeiras atitudes e mudar o rumo do governo, tolhida de seu cargo por um golpe.
Neste sábado, 18/06, ocorreu no espaço Hierofante Bar em Ribeirão Preto o 1o Congresso Regional da UJS (União da Juventude Socialista). Jovens de Ribeirão e cidades vizinhas fizeram um amplo debate sobre a conjuntura de luta anti-golpe e em defesa de direitos.
O blog O Calçadão foi convidado a estar na mesa de debate ao lado do Presidente do PCdoB de RP Wagner Rodrigues.
No dia 8 de abril Luana Barbosa dos Reis foi vítima de uma ação brutal da polícia militar do estado de São Paulo. Em decorrência do espancamento, foi internada chegando a óbito cinco dias depois. A história de Luana é uma dentre tantas histórias particulares que fazem do Estado brasileiro uma máquina de matar corpos negros.
A cada 23 minutos histórias como a de Luana se repetem em todo o país, e já chega a 77% a fração de negros dentre os jovens brasileiros que morrem por causas não naturais.
Luana era negra e era também mulher, mãe, lésbica e periférica. Não à toa, estava dentre os principais alvos daquela que é a mão armada do Estado genocida brasileiro, a Polícia Militar. Não à toa, também, a violência de que foi vítima reflete não só o racismo estrutural e institucional que aqui existe e continua a se perpetuar, mas também o machismo e LGBTfobia que, em corpos de Luana, se atravessam de forma cruel. É por todos os irmãos negros cotidianamente vitimizados pelo racismo institucional do estado brasileiro, por Amarildo, por Cláudia, por NENHUMA LUANA A MENOS que movimentos negros, de causas LGBT e feministas se reuniram para a construção da primeira Caminhada de Lésbicas e Bissexuais Ngeras em Ribeirão Preto. O evento terá como mote principal exigir do Judiciáro brasileiro que os policiais envolvidos na morte de Luana sejam julgados na Justiça Comum, pela consciência de que o julgamento em Justiça Militar é de certa impunidade. Convocamos todos aqueles que, ao nosso lado, se colocam na luta pelo combate ao Genocídio da Juventude Negra, ao machismo e à LGBTfobia para juntos compormos essa Caminhada, buscando construir um ato de peso, capaz de gerar impacto tanto nas nas mídias e redes sociais, quanto de tornar pública à cidade de Ribeirão Preto a história de Luana e seu direito de justiça. Acreditamos que só através da visibilidade e comoção acerca do caso, é que será possível um julgamento efetivo em Justiça Comum, capaz de punir aqueles que são os verdadeiros responsáveis pela morte de Luana. Nós não vamos deixar mais uma mulher lésbica, negra e periférica entrar pras estatísticas sem que a Polícia Militar pague por isso.
Por NENHUMA LUANA A MENOS, não iremos esquecer. O ato na praça 7 contou com a presença de vários coletivos negros, feministas e LGBTs, além de ativistas de Ribeirão Preto.
O governo interino já acabou faz tempo, mas continua aí se desmontando semana após semana com denúncias de corrupção que não param de pipocar.
O Ministério montado pelo interino, que a Globo e alguns outros representantes do PIG diziam que seria um 'ministério de notáveis', é um ministério de notórios golpistas envolvidos até o pescoço na Lava Jato.
Nas palavras do próprio Procurador-Geral Rodrigo Janot, o Ministério do interino foi montado para garantir no Congresso o apoio para, além de entregar o Brasil e destruir a saúde, previdência e a educação, auxiliar no trabalho de interromper as investigações da Lava Jato.
A tragédia ocorrida na madruga
deste domingo na cidade de Orlando nos EUA, choca, mas principalmente
entristece. Naquela madrugada, um atirador entrou em uma boate frequentada
principalmente pela comunidade GLBT matando 49 pessoas e ferindo outras 53.
Depois de mais de 3 horas de horror a polícia invadiu o local e matou o
atirador.
A tragédia é chocante porque
de uma única vez ceifou a vida de 49 pessoas inocentes que nada faziam a não
ser se divertir em um local que até então lhes parecia ser menos hostil que as
ruas os becos das grandes cidades.
Ela também entristece porque
mostra ainda quanto ódio ao outro, ao diferente, à diversidade ainda existe
seja aqui ou lá. Vimos, diante da repercussão do caso, inúmeras demonstrações
deste ódio, inclusive com a aprovação da barbaridade do ato praticado pelo
atirador. Jorra sangue pelas palavras destas pessoas.
Mas Orlando nos deixa algumas
lições que temos que aprender à custa de continuar pagando um alto preço pelas
nossas vidas.
A greve no Hospital das Clínicas iniciada em 13/06
continua em razão da ausência de propostas por parte da administração do
hospital e também por parte do governo em não atender nenhuma das
reivindicações.
Diante disso, os trabalhadores da Unidade de Emergência
do HC decidiram em assembleia realizada ontem – 16/06 aderir ao movimento de
paralisação a parti da próxima segunda-feira – dia 20/06, a partir das 7h00.
A presidência de Michel Temer acabou, mesmo que ele continue. Isso acontece em muitos momentos não só da vida pública, mas também da privada. Muitos relacionamentos afetivos, por exemplo, se arrastam mesmo quando já não fazem o menor sentido pra nenhuma das partes.
Se Dilma não errar muito nas suas próximas ações de articulação política (e Dilma tem sido precisa nos seus últimos lances) Termer se arrastará presidente até o meio de agosto. Mas se Dilma errar muito, Temer provavelmente prosseguirá. E mesmo assim seu governo já terá acabado ontem.
A imprensa tradicional repete o velho lenga-lenga da 'imparcialidade' sem nem ficar vermelha. Se essa falácia um dia existiu, ficou num passado bem distante.
O que ocorre hoje é uma imprensa com lado e, principalmente, com interesses políticos.
Veículos de informação se prestam a 'notinhas' de rodapé, sopradas sabe-se lá por quem, e publicadas com dois intuitos: vender o tabloide e mexericar a vida política.
Este blog conhece e é parceiro do escritor e jornalista Galeno Amorim. Nos últimos meses Galeno tem se dedicado a construir um programa de governo para o partido ao qual é filiado, o PT. Sendo uma liderança proeminente na cidade, naturalmente Galeno surgiu como pré-candidato do PT para as eleições municipais de Ribeirão Preto. Ele e mais dois postulantes: o advogado Ricardo Sobral e o Sindicalista Fernando Tremura.
Ocorre que o debate internos no PT em torno de candidatura própria está dividido. Um grupo deseja lançar candidato a Prefeito enquanto outro grupo defende uma coligação com outro partido apoiando um candidato de lá. O Preferido, segundo matéria publicada no site Rede PT Ribeirão, é Wagner Rodrigues do PCdoB.
Galeno anunciou a retirada de sua pré-candidatura através de um vídeo divulgado na internet no dia de ontem, 16/06, mesmo dia em que uma nota maldosa é publicada num dos veículos do PIG local, cujas fonte seriam "petistas de alto escalão".
Em sua 'Nota à Imprensa', Galeno afirma que se reitrou como forma de facilitar o debate interno em torno de um novo nome que possa unificar forças em torno de uma candidatura própria petista (e que possa conversar com as forças de esquerda para uma possível construção de uma frente em Ribeirão Preto), à qual Galeno defende e permanece coordenando o futuro programa de governo a ser apresentado na eleição.
Portanto, sua saída da disputa é um ato de contribuição ao seu partido e ao diálogo das forças de esquerda e progressistas da cidade, abrindo novos canais de debate interno com os outros pré-candidatos e com nomes que agora surgem com possibilidade de unir as forças internas petistas, como o sindicalista Pedro de Jesus Sampaio, o advogado Jorge Marcos e o vereador Beto Cangussu, além das forças externas, como o próprio PCdoB.
Como forma de evitar mal entendidos, e futricas de tabloides abastecidas através de "dirigentes petistas' não identificados, Galeno publica uma nota à imprensa, que O Calçadão reproduz junto com um vídeo gravado pelo próprio, "com 13 minutos", explica bem humorado.
E que o PT e a esquerda anti-golpista fiquem prevenidas: na eleição vai ser daí para pior. Na atual circunstância de golpe e ameaça real de retirada de direitos da população trabalhadora, uma frente de esquerda é mais do que necessária, mas enfrentará forte resistência das forças conservadoras da cidade, além dos sempre presentes inimigos internos.
À luta!
NOTA À IMPRENSA
Comuniquei, no dia de hoje, ao Diretório Municipal do PT que abro mão da minha pré-candidatura à prefeitura de Ribeirão Preto nas eleições de 2016 em favor da construção de uma candidatura própria e ampla que seja capaz de unificar o Partido dos Trabalhadores para as disputas eleitorais que se avizinham. E que esse tipo de gesto possa ajudar criar as condições necessárias para se constituir uma frente de partidos de esquerda e do movimento social neste momento tão marcado pelo acirramento e pela intolerância, inflados pelos setores mais conservadores da sociedade. Que uma candidatura de unidade possa ajudar a construir, desde já, o futuro, e não só do PT como das esquerdas em Ribeirão, e que possa levar adiante e defender, com o vigor necessário, as bandeiras do campo progressista. Continuo trabalhando, de forma intensa, para ajudar a formar uma forte chapa de candidatos ao Legislativo, e mantenho a confiança que o PT elegerá, em 2016, entre 3 e 4 vereadores. Mais do que a ampliação do número de vagas na Câmara, nossa chapa de pré-candidatos está mais forte, organizada e coesa do que na eleição anterior, quando o PT elegeu dois vereadores. Ao mesmo tempo, continuo trabalhando, firmemente, para concluir o trabalho de elaboração do nosso projeto de cidade, iniciado em 2015. Trata-se de uma construção coletiva com a participação de lideranças comunitárias, militantes, dirigentes e especialistas nos 13 grandes temas que formam nosso Programa de Governo Participativo. Sigo acreditando e defendendo que o mote desta campanha deve ser a apresentação e a defesa de um projeto de cidade, e que seja concreto e factível e aponte rumos para os grandes desafios que se impõem e que ele represente a visão, o modo de encarar o mundo e, sobretudo, as propostas das forças progressistas para se forjar uma cidade mais desenvolvida e sustentável, mais justa e humana. As eleições municipais darão, naturalmente, a oportunidade para também mostrarmos à sociedade como o legado petista – no âmbito municipal, regional e nacional – deram e continuam a dar contribuições importantes e poderosas que mostram, por meio de políticas públicas inovadoras, includentes e voltadas aos que mais precisam delas, que um mundo novo é possível – seja nas cidades, nos estados ou no País. O Partido dos Trabalhadores possui grandes quadros e sugiro, a título de exemplo, alguns nomes, que poderão cumprir, perfeitamente, e muito melhor do que eu, essa grande e nobre tarefa. Sigo com minhas tarefas partidárias – daqui pra frente, ainda mais acentuadas no campo da formação política – e com minha militância de sempre na educação, na cultura e na promoção da cidadania.
Galeno Amorim
PS: caso queira assistir a íntegra da minha declaração, dirigida aos militantes e apoiadores do PT, ela possui exatos 13 minutos:
Falar em esperança em um tempo tão sombrio é um gesto corajoso. Defender a novidade – quando o atraso se impõe com tanta força – é uma prova de audácia por parte de uma organização de juventude reconhecida pela sua combatividade e capacidade de fazer vitoriosas em causas que eram dadas como perdidas.
O Congresso da UJS é um momento ímpar: é o momento em que discutimos e construimos coletivamente e democraticamente a entidade. Portanto, ele não começa e nem termina quando da realização de sua etapa nacional – que vai acontecer entre os dias 14 e 17 de julho, em São Paulo, capital – mas também quando cada militante se reúne para debater a tese e as formas de dialogar com a juventude, além das bandeiras de luta e os desafios organizativos.
Não foi surpresa para ninguém que Eduardo Cunha esteja despencando da posição de homem mais forte do governo golpista de Temer para abismos que ninguém sabe onde pode parar. Surpresa foi que tudo isso não tivesse se dado ainda no ano passado, quando todos os elementos para sua cassação e prisão já estavam dados.
Não se deu porque tudo faz parte do plano golpista de
desalojar, da forma que seja, o PT do governo. Pelo impeachment sem fundamento
da Dilma e pela perseguição política, também sem qualquer fundamento, ao Lula.
Não importa agora à direita que Eduardo Cunha e mesmo Aécio, sejam cadáveres
políticos. Se prestaram para o plano golpista, que terminou desembocando em
Temer.
A história tem vários casos em que personagens medíocres, de
repente, são projetados ao centro do cenário político, sem que eles mesmos entendam
por que, nem para que. Marx falava de Luis Bonaparte como um desses casos. É
preciso que exista um processo de crise e deslegitimação geral das lideranças,
forças e do próprio sistema político, para que nesse vazio penetrem personagens
sinistros, medíocres, dispostos a qualquer coisa. Porque não significam nada,
podem se prestar a qualquer coisa.