Páginas

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Movimentos de moradia realizam manifestação em Ribeirão

Manifestantes caminharam do calçadão central até o centro administrativo.
Por Ailson Cunha  
Manifestantes caminham em direção ao Centro Administrativo. Foto: Ailson Cunha.

Movimentos de moradia de Ribeirão Preto realizaram na noite de ontem, 20, manifestação no centro da cidade. Os manifestantes se concentraram no calçadão em frente ao Teatro Pedro II e caminharam até o centro administrativo com cartazes e gritos de de ordem por moradias populares. 

Os representantes de diversas comunidades locais reivindicaram a implementação de políticas públicas voltadas para a habitação popular, moradia digna e regularização fundiária. Um dado alarmando foi destacado pelos manifestantes: nos últimos 8 anos, ou seja, ao longo dos dois mandatos do governo Duarte Nogueira (PSDB), nenhuma moradia de interesse popular foi construída na cidade. Pelo contrário, a atual gestão municipal ficou bastante caracterizada por ações de despejo, inclusive nos períodos de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19. 

Recentemente, o Governo Lula anunciou a construção de 448 moradias na cidade por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, faixa 1 (destinado à familias com renda de até 2 salários mínimos). Os movimentos reivindicam que essas novas moradias sejam destinadas para quem mais precisa e exigem uma efetiva fiscalização. 

O movimento contou com a presença de dezenas de pessoas de diferentes communidades, entre elas Itaú,  Mangueiras,  Paz, Locomotiva, Fé em Deus, Santarém,  Barbante Rosa,  Porto Ferreira,  Trilhos, Cidade dos Trabalhadores,  Poste, Analandia, Progresso, Passarela, Branca Sales,  Mário Covas, 7 curvas, Rio Pardo, entre outraas. Lideranças comunitárias, autoridades locais e entidades representativas também estiveram presentes no ato, incluindo a União dos Movimentos de Moradia (UMM/RP). As vereadoras Duda Hidalgo e Judeti Zilli, do coletivo Popular, ambas do PT, estiveram presente durante todo o ato e discursaram em frente ao centro administrativo.

O ato ocorreu sem transtornos e foi acompanhado de perto pelo Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) e pela Guarda Municipal de Ribeirão Preto. Veja imagens da manifestação:
Manifestantes caminham em direção ao centro adminitrativo de Ribeirão Preto

Manifestantes em frente ao centro adminitrativo. Foto: Ailson Cunha.


Moradores do Palmiro Bim segurando cartazes na concentração do ato. Foto: Ailson Cunha.

Vereadora Duda Hidalgo (PT) discursa durante ato. Foto: Ailson Cunha.

Manifestante segurando cartaz durante ato. Foto: Ailson Cunha.

Manifestante segurando cartaz durante ato. Foto: Ailson Cunha.

Vereadora Judeti Zilli, do Coletivo Popular (PT) discursa no ato. Ao lado, a covereadora Ádria Maria. Foto: Ailson Cunha.

Paulo Honório, coveredador pelo Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) discursa no ato. Foto: Ailson Cunha.

Platini, liderança do movimento por moradia. Foto: Ailson Cunha.

O promotor aposentado e profesor Dr. Antonio Machado discursa durante ato. Foto: Ailson Cunha.

Professor Fábio Sardinha, representante da Apeoesp,discursa durante ato. Foto: Ailson Cunha.

Professora Fabiana Barboza, liderança do Palmiro Bim, discursa durante ato. Foto: Ailson Cunha.

Juninho, liderança comunitária do Jardim Itaú, discursa durante ato. Foto: Ailson Cunha.

Manisfestantes em frente ao Centro administrativo de Ribeirão Preto. Foto: Ailson Cunha.


Nenhum comentário:

Ordem do Dia: Câmara vota doação de recursos a fundos municipais, trabalho para mulheres com mais de 45 anos e homenagem

  Propostas abordam geração de empregos para mulheres, captação de recursos para fundos sociais e concessão de título honorário.