Foto: Filipe Augusto Peres |
EMEF. Prof. Honorato de Lucca, no Jardim Salgado Filho I, teve dois furtos em menos de duas semanas
No requerimento, a vereadora questionou a quantidade de vezes que tal tipo de furto ocorreu desde a data sugerida no documento, além de que medidas foram tomadas pela prefeitura para impedir que tais furtos ocorram e quais medidas estão sendo tomadas, atualmente.
A quem cabe o ônus?
Hidalgo ainda questionou em seu requerimento a quem cabe o ônus quando tal furto ocorre: à escola, que precisará retirar a verba destinada a reparos e consertos em prédios e dependências, ou à prefeitura a qual, por meio da Guarda Civil Metropolitana, tem o dever de guardar e proteger os prédios públicos.
Ainda em relação ao ônus pelo furto, D.H. indagou o poder executivo, caso seja responsabilidade da EMEF. arcar com o prejuízo, sobre a recomposição orçamentária pela prefeitura à escola de modo a suprir os gastos extraordinários.
Recentemente, a EMEF. Prof. Honorato de Lucca, no Jardim Salgado Filho I, teve dois furtos em menos de duas semanas. O último ocorreu no último domingo (11). Sem apoio da SME, a escola está tendo de arcar com todos os custos.
Duda Hidalgo falou sobre essa situação recorrente nas escolas municipais.
“A situação dos furtos nas escolas municipais é grave e precisamos investigar quais medidas estão sendo tomadas pela prefeitura para impedir os danos estruturais que as escolas estão sofrendo. A segurança do patrimônio público é de responsabilidade da Prefeitura e a reincidência desses furtos demonstra que temos que prestar atenção à esses casos. Além disso, precisamos discutir sobre os custos para reparação desses danos. Nossas escolas já sofrem com o orçamento curto e lidar ainda com esse encargo pode prejudicar a educação. A maior parte dos furtos parecem acontecer durante as férias ou finais de semana, portanto com base nessas respostas, podemos pensar políticas públicas como a abertura das escolas para a população nesses períodos, tendo como exemplo o que acontece no Estado da Bahia, com o Programa Férias nas Escolas”.
Leia o requerimento na íntegra clicando aqui ou abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário