Da esquerda para a direita: Letícia Cunha, Fátima Santos, Mireya Luis e Simone Fernandes. Foto: Filipe Augusto Peres |
Série de clínicas esportivas está sendo promovida pelo SESC e passará por 12 unidades até o dia 21 de janeiro
Presente em Ribeirão Preto neste domingo (14), integrando a série do Circuito de Vôlei, do Projeto SESC Verão 2024, as ex-jogadoras de vôlei, ambas com passagens e destaque em suas respectivas seleções (brasileira e cubana), Fátima Santos e Mireya Luis, falaram sobre a importância das políticas públicas voltadas ao esporte tanto para a formação humana como para o surgimento de atletas de alto nível. A atividade foi mediada por Letícia Cunha, educadora e jogadora de vôlei e ainda teve como intérprete de Mireya, Simone Fernandes, técnica de vôlei.
Nascida e criada em Ribeirão Preto, Fátima Santos começou a sua vida de atleta na Cava da Bosque, em projeto municipal ligado ao esporte, antes de despontar na Recra/Ribeirão, em 1983, e, posteriormente, integrar durante toda a sua carreira, a seleção brasileira feminina de vôlei.
Já a ex-jogadora de vôlei, a tricampeã olímpica, bicampeã mundial e considerada por muitos críticos como a maior jogadora de vôlei de todos os tempos, a cubana Mireya Luis destacou não apenas à importância das políticas públicas de Cuba para a formação tanto cidadã como de atletas de alto rendimento, mas também o papel do Estado cubano para o processo de aposentadoria do esporte.
Mireya destacou que em Cuba toda cidade possui uma escola de esportes.
“En Cuba tenemos escuelas solo para deporte en cada ciudad, (...), que viene niños, todo en la ciudad, de toda ocorrência, en diferentes deportes.”
Quando perguntadas sobre o que fazem no pós aposentadoria das quadras ambas destacaram a dificuldade em largar as quadras enquanto atletas de alto rendimento.
Programa de Destreino
Sobre o pós aposentadorias das quadras enquanto atleta de alto rendimento, Fátima Santos disse que, depois que largou a carreira de jogadora, estudou. A ex-atleta profissional se formou tanto em Nutrição como em Administração pelo Centro Paulo Souza e, posteriormente, se graduou em Educação Física pelo Centro Universitário Moura Lacerda.
Mireya falou um pouco sobre o Programa de Destreino, programa que o Estado cubano possui para que os atletas se aposentem de forma saudável e destacou a sua importância.
Ao todo, entre os dias 6 e 21 de janeiro, Mireya Luis, visitará 12 unidades do SESC. A sua próxima parada será em São Carlos, na quarta-feira (17), às 19:30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário