Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Ordem do Dia: Projetos de Lei em Votação na Câmara de Ribeirão Preto nesta terça-feira (29)

 


71ª sessão ordinária traz PLC e PLs relacionados à saúde pública, preservação histórica e direito dos moradores em área ambiental


Na sessão desta terça-feira (29), a Câmara Municipal de Ribeirão Preto irá votar três propostas legislativas: o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 23/2024 e os Projetos de Lei (PL) nº 140/2024 e nº 145/2024.

Os projetos envolvem saúde, memória histórica e direito de moradia em áreas de proteção ambiental.

O PLC nº 23/2024, proposto pelo vereador Renato Zucoloto (PP) muda a Lei Complementar nº 476/1995, que regulamenta a proteção ambiental no Parque Municipal Morro do São Bento.

De acordo com o texto, o objetivo é permitir que construções já consolidadas antes da nova regulamentação de 2024 sejam preservadas, mesmo com as restrições de gabarito estabelecidas.

O projeto argumenta proteger o direito de moradores que construíram suas casas no entorno do parque antes das normativas restritivas recentes.

No texto Zucoloto afirma que o decreto de março de 2024, o qual estabeleceu a Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do São Bento, trouxe "restrições" para uma área já urbanizada há muito tempo e que não representa ameaça ambiental significativa ao parque

“…cuja ocupação se dera no início do Século XX inclusive com muitas famílias estabelecidas no seu entorno, com ocupações consolidadas e que nunca ofereceram nenhum risco ambiental para a Área de Proteção Ambiental…” 

PLs de Duarte Nogueira

O PL nº 140/2024, de autoria do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), institui o Programa Permanente de Prevenção e Segurança da Saúde do Servidor Municipal.

A justificativa é criar um ambiente mais seguro para os servidores municipais por meio da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de estabelecer uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), preservando a saúde física e mental dos trabalhadores municipais, com a implementação de ações como inspeções regulares, treinamentos e campanhas de conscientização.

“…ações que visem prevenir acidentes de trabalho e/ou doenças ocupacionais e promover a saúde do trabalhador…”

Quem escolherá o presidente do CIPA será o Poder Executivo.

Por fim, o PL nº 145/2024, também proposto pelo prefeito Duarte Nogueira, trata da preservação histórica do Sistema Único de Saúde (SUS) no município por meio do Projeto de Preservação da Memória do SUS.

A proposta tem o objetivo de criar um acervo documental para registrar a trajetória e as conquistas do SUS em Ribeirão Preto, como forma de conscientização e educação da população. 

De acordo como  o texto, a execução ficará a cargo de uma comissão instituída pela Secretaria Municipal de Saúde e deseja reforçar o compromisso do município com a memória coletiva e a valorização da saúde pública.

“…assegurar que a história do Sistema Único de Saúde, suas conquistas e desafios, sejam registrados e valorizados pela comunidade”

Obs: No dia seguinte haverá a atualização das votações no corpo desta matéria.

Fontes:

PLC nº 23/2024

PL 140/2024

PL 145/204

Atualização das votações

Projeto de Lei Complementar nº 23/2024 - RENATO ZUCOLOTO - ALTERA A REDAÇÃO DO § 2º, DO ARTIGO 5º, DA LEI COMPLEMENTAR Nº 476/1995.

O PLC foi aprovado com 17 votos favoráveis e um contrário (Marcos Papa/PODE)

Não votaram

Issac Antunes (PL)

Coletivo Popular Judeti Zilli (PT)

França (PSD)

Duda Hidalgo (PT)

Votou contrário a proposta

Marcos Papa (PODE)

Votou favorável ao PLC

Todos os demais vereadores votaram favoráveis ao PLC.

Projeto de Lei nº 140/2024 - PREFEITO MUNICIPAL - CRIA O PROGRAMA PERMANENTE DE PREVENÇÃO E SEGURANÇA DA SAÚDE DO SERVIDOR MUNICIPAL, NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO.

O PL foi aprovado com 20 votos favoráveis e nenhum contrário. 

Não votou

Duda Hidalgo (PT)

Isaac Antunes (Presidência)

Votou favorável

Todos os demais vereadores votaram favoráveis ao PLC

Discussão Única do  Projeto de Lei nº 145/2024 - PREFEITO MUNICIPAL - DISPÕE SOBRE O PROJETO DE PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) DE RIBEIRÃO PRETO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PL foi aprovado com 18 votos favoráveis e nenhum contrário

Não votou

Duda Hidalgo (PT)

Isaac Antunes (Presidência)

Coletivo Popular Judeti Zilli (PT)

Zerbinato (PSDB)

Tenha acesso a ATA clicando aqui


 Obs: A vereadora Duda Hidalgo justificou sua ausência 


Nenhum comentário:

Ordem do Dia: Câmara vota doação de recursos a fundos municipais, trabalho para mulheres com mais de 45 anos e homenagem

  Propostas abordam geração de empregos para mulheres, captação de recursos para fundos sociais e concessão de título honorário.