Páginas

domingo, 20 de março de 2016

Dialoga Ribeirão e movimento Pró Novo Aeroporto realizam evento no Jardim Aeroporto!

Fotos: Filipe Peres

Neste domingo, na Paróquia Maria Mãe do Povo, no Jardim Aeroporto, se realizou um importante evento envolvendo a população local no debate sobre a situação do entorno do Leite Lopes e a temática do aeroporto internacional.

O evento foi realizado pelo Dialoga Ribeirão, instrumento de debate incluído na elaboração do Programa de Governo Popular do PT de Ribeirão Preto e coordenado pelo escritor Galeno Amorim, e pelo Movimento Pró-Novo Aeroporto, integrado pelo líder comunitário Marcos Sérgio, o urbanista Mauro Freitas e pelo Padre Chico, capelão dos movimentos sociais da cidade.

Mauro Freitas 

Marcos Sérgio 

Galeno Amorim 

Padre Chico

O evento, com mais de 200 pessoas, incluindo moradores das comunidades Nazaré Paulista, João Pessoa e Comunidade da Mata, contou ainda com a participação dos promotores Antônio Alberto Machado e Marcelo Goulart.

Alberto Machado destacou a importância de se ouvir a população sobre a temática do Leite Lopes e disse que é preciso organizar a pressão popular para barrar de vez o projeto de ampliação do Leite Lopes baseado na expulsão de pessoas das suas casas. "Que bom que enterramos de vez o 'decola Ribeirão' e estamos inaugurando hoje aqui o 'dialoga Ribeirão'", pontuou.

Marcelo Goulart relembrou a luta de mais de 20 anos contra a internacionalização do Leite Lopes e se disse feliz por estar de volta a Ribeirão e voltar a ser um parceiro da população do entorno do aeroporto.

Como anfitrião do evento, o padre Angelino resumiu: "Vou chamar o que está acontecendo hoje aqui de gotinha de esperança, um alento no nosso esforço de buscar melhorar a vida das pessoas".


Ana Cláudia, advogada social da NAJURP (Núcleo de Assessoria Jurídica Popular de Ribeirão Preto) e militante do coletivo Brigadas Populares, que desenvolve importante trabalho junto às comunidades e ocupações no entorno contra as remoções forçadas que impactam a vida das pessoas, destacou em sua fala que o direito à moradia é um direito humano que precisa ser exercido na prática e não apenas ficar na letra da lei.


A promessa recorrente e esdrúxula de internacionalização do Leite Lopes inferniza tanto as populações de comunidades e ocupações, ameaçadas de remoções, quanto os já proprietários moradores dos bairros do entorno, devido ao fato do Poder Público desejar alterar para industrial o uso e ocupação do solo de toda a região.



Como proposta para o imbróglio, o Dialoga Ribeirão trouxe a projeto de construção de um aeroporto regional em Rincão, em uma posição estratégica entre Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos. "Um aeroporto de grande porte, de padrão internacional, multimodal e localizado fora dos perímetros urbanos, assim como ocorre no mundo todo", afirmou o Prefeito de Rincão, Amarildo Bolito, presente no evento.

O aeroporto regional pode ser a resposta para a ampliação da capacidade logística e econômica de toda a região, resolvendo a questão jurídica do Leite Lopes e trazendo segurança para investimentos na região, congelados há 20 anos por causa da briga jurídica sobre sua internacionalização, como bem pontuou em sua fala o urbanista Mauro Freitas.

O blog O Calçadão mais uma vez esteve presente e reafirmamos nossa posição contrária à internacionalização do Leite Lopes, pois não se pode colocar aviões cargueiros pousando e decolando dentro da cidade, e por defendermos a urbanização e regularização das comunidades do entorno, acabando de vez com a violenta e falida política de remoções forçadas da população sem teto que luta por moradia.

Nesses tempos de ódio e fascismo advindos de parte da classe média brasileira, é preciso destacar o clima de paz e profundidade nos debates que envolveu todo o evento, provando que nas periferias, nos bairros populares não há ódio, há luta e esperança na construção de um Brasil mais justo.

Estaremos sempre presente junto com a população mais pobre da cidade.

Equipe O Calçadão









Nenhum comentário:

Ordem do Dia: Câmara vota doação de recursos a fundos municipais, trabalho para mulheres com mais de 45 anos e homenagem

  Propostas abordam geração de empregos para mulheres, captação de recursos para fundos sociais e concessão de título honorário.