Em pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, cujo vídeo está no facebook, Ivan Valente (PSOL) denuncia o acelerado processo de privatização da Universidade de São Paulo.
"Seja na gestão do antigo Reitor Marco Antônio Zago ou agora com Vahan Agopyan eles já estão privatizando. Estão fechando o hospital universitário e, agora, a Associação de Docentes da USP, por via judicial, teve acesso a um relatório que traz os passos futuros da universidade: cobrar mensalidades, investir seletivamente", denuncia.
Ivan alerta que o tal relatório, chamado "Criando as bases para o USP do futuro", foi feito por uma assessoria paga por grandes grupos empresariais, como a Natura, o grupo Ultra e o Itaú, sem licitação, e mantido sob sigilo, e faz um diagnóstico da USP, propondo o caminho da privatização.
"Tratar o patrimônio público como privado é o jeito tucano de governar", disparou Ivan.
O caminho proposto para a USP é o mesmo que o governo federal, o desgoverno Temer/PSDB, propõe para as universidades federais e Institutos Federais: corte de investimentos, parcerias com empresas, terceirizações.
"O relatório inclusive aponta a substituição de concurso público pela busca de mercado de novos profissionais, a ampliação de cursos de pós-graduação latu senso e especialização pagos, aluguel de espaço público e cobrança de estacionamento e moradia estudantil", afirmou.
É o avanço neoliberal, capitaneado pelos tucanos, buscando privatizar a educação pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário