Reitor recém empossado do IFSP quer despejar a entidade sindical de sua sede no campus da capital |
Nessa semana, de forma surpreendente, o Sinasefe SP foi informado que a reitoria deu prazo de 90 dias para que saiam do espaço utilizado como sede dentro do campus do IFSP na capital.
"É algo assustador. Disseram simplesmente 'queremos que vocês saiam' e quem disse isso foi o Reitor, passando por cima do diretor do campus, que está conivente", disse uma fonte do sindicato.
"O argumento apresentado como justificativa é que o espaço será necessário para outra utilização. Porém, o espaço utilizado por uma agência bancária, pagando aluguel, segue sem alteração", complementou a fonte.
Como não há nada que regulamente a relação entre campus e sindicato, a exigência do Reitor, acatada pelo Diretor do campus, é até possível, mas demonstra um apontamento político muito preocupante nesses tempos de ódio à política e ataques aos direitos dos trabalhadores.
O que se espera de uma instituição pública do caráter do Instituto Federal é propor uma relação política de alto nível, incluindo a liberdade sindical e sua infraestrutura funcional.
O Sinasefe SP está mobilizando suas bases para resistir a essa medida descabida. Uma assembleia está sendo construída para a próxima quinta, incluindo apoio político de outros sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos.
Blog O Calçadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário