Páginas

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Em nova fakenews, Prefeitura de Ribeirão Preto afirma que 50% da população já foi vacinada

 



A Prefeitura de Ribeirão Preto, na ânsia por publicidade e aprovação, confunde e desinforma a população mais uma vez. Em uma peça publicitária publicada em seu site e redes sociais, a prefeitura afirma que 50% da população já foi vacinada contra a Covid-19. 

Na verdade, o número refere-se às pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina, o que não significa que a pessoa está com a imunização completa. Os infectologistas são unânimes em dizer que para que pessoa esteja imunizada é preciso que se complete o ciclo de vacinação das duas doses, quando for o caso.

O número de pessoas na cidade com a imunização completa (duas doses mais dose única) na cidade é de 128.186, o que significa apenas 13,3% da população, bem inferior ao número publicado pela prefeitura.

Na semana anterior, a prefeitura já havia se envolvido em outra polêmica publicitária quando publicou que a cidade tinha “Zero pessoas entubadas”. O que a imagem não dizia era que a cidade não tinha pacientes entubados nas Unidades de Pronto Atendimento, UPAs, mas que ainda, naquele momento havia mais de 224 pessoas em leitos de UTIs em hospitais da cidade, dos quais 158 estavam utilizando respiradores.

Tais informações veiculadas pela própria Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto vão na contramão do enfrentamento da pandemia, uma vez que pode passar para a população a perigosa ideia de que a situação está sob controle e que os cuidados sanitários poderiam ser afrouxados de maneira muito precoce e irresponsável.

Em um momento que a variante delta do coronavírus, altamente contagiosa, expande-se no país, é imprescindível que a população seja informada corretamente, pois apenas uma dose da vacina não garante a imunização completa.

A publicação da Prefeitura de Ribeirão Preto é perigosa e irresponsável - deveria ser retirada de circulação para que não causar danos às medidas de enfrentamento à Covid-19.

 por Ailson Cunha

Nenhum comentário:

Ordem do Dia: Câmara vota doação de recursos a fundos municipais, trabalho para mulheres com mais de 45 anos e homenagem

  Propostas abordam geração de empregos para mulheres, captação de recursos para fundos sociais e concessão de título honorário.