Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Bem-Estar Animal em Ribeirão: castrações dependem de emendas parlamentares e não atingem protetores

 


No último dia 23 de maio a Comissão de Bem-Estar Animal da Câmara de Ribeirão Preto realizou uma reunião pública para debater a questão  da política municipal para animais de pequeno porte.

Presidida pelo Vereador França (PSB), a Comissão convidou para a reunião a Divisão de Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, representantes de entidades de proteção dos animais além da própria Secretária Municipal de Meio Ambiente, Caterine D'Andrea.

Segundo a Secretária, em sua fala, "a causa do bem-estar animal é importante mas não é fácil". Nós retomamos as campanhas de castrações com a ajuda de emendas parlamentares", disse.

Ainda na fala da Secretária, houve a informação de que a Prefeitura pretende realizar mais campanhas de castração nos bairros, além de retomar o castramóvel. Porém, ficou claro na fala que a Prefeitura não tem um orçamento definido para uma política de bem-estar animal e que as campanhas de castração, quando acontecem, são financiadas por emendas parlamentares, o que mostra uma precariedade desta política pública tão importante para Ribeirão Preto.

Porém, segundo as entidades de proteção animal presentes à reunião, há uma dificuldade no cadastramento de quem pode se beneficiar das raras campanhas de castração realizadas no município. Segundo eles informaram, os protetores, que cuidam de dezenas de animais, não conseguem acesso pois não se enquadram nos critérios estabelecidos pela Secretaria.

"Os protetores fazem o trabalho do Poder Público e não conseguem ter acesso de seus animais às campanhas de castração", disse uma das representantes presentes. Seria necessário, segundo dados apresentados, entre 3mil a 5 mil castrações por ano na cidade para iniciar um processo de equacionamento dessa questão que envolve saúde pública.

Sobre a instalação no município de uma clínica veterinária pública, o chamado hospital veterinário estadual, a Secretária disse que o projeto já está licitado e que o município já doou o terreno. O atendimento no futuro hospital veterinário público será destinado às famílias de baixa renda.


Ricardo Jimenez - editor de O Calçadão

Audiência Comissão de Bem-Estar Animal: https://www.youtube.com/watch?v=x3EYbvNJhlk

Nenhum comentário:

Pânico em RS

  A boiada boia Imagem gerada por IA a descoberta