Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Mais uma de Francisco

"O Pontífice é um jesuíta e eu também estudei em colégio jesuíta", disse um descontraído Raúl Castro na saída do encontro com Francisco. 

Já escrevemos aqui no blog sobre Onde Chegará Francisco? e continuamos a nos perguntar sobre aonde poderá ir a conduta do Pontífice.

Nesses tempos bicudos em que vivemos, vem do comando da Igreja católica as posições mais progressistas e humanitárias dos últimos tempos. Não é à toa que Francisco é cada vez mais execrado pelos ultra-conservadores e tem cada vez menos destaque nos noticiários da mídia nacional.

Para desespero dos reaças, foi de Francisco que partiram as tratativas para a reaproximação diplomática entre EUA e Cuba. Em breve o papa visitará os dois países, na continuidade dessa política acertada.

Também parte de Francisco a reaproximação do Vaticano com próceres da Teologia da Libertação, coisa que Francisco vem sinalizando desde suas primeiras falas: "opção pelos pobres".

É muito interessante e animador essa conduta do Sumo Pontífice. 

Se há algo que podemos aprender analisando a história é que intolerância, radicalização, ódio só costumam gerar mais ódio e mais intolerância. Devemos correr para bem longe de qualquer clima de "caça às bruxas" ou de movimento de manada promovido por interesses escusos de quem quer que seja.

Nós de O Calçadão estamos ao lado daqueles que acreditam que um mundo mais justo se constrói com solidariedade, tolerância e diálogo. Estamos, portanto, com Francisco e ainda perguntando: onde chegará esse papa?

Ricardo Jimenez


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...