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quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Visita de Suely Vilela ao Assentamento Mário Lago: O que a candidata do PSB falou sobre Educação e Educação do Campo

 

Observada por Kelli Mafort, Suely Vilela, França, Neusa Paviato e Prof.Lages, Manuela Aquino, Dirigente Estadual pelo Setor de Educação fala no ato.
Fotos: Filipe Augusto Peres


Na terceira matéria sobre a vista da candidata Suely Vilela ao Assentamento Mário Lago, a candidata psbista chamou a atenção para a necessidade de dar prosseguimento ao projeto de construção da Escola Rural dentro do PDS da Barra. Vilela ainda lembrou que a construção da unidade escolar nunca foi um desejo do atual prefeito, Antônio Duarte Nogueira

Educação do Campo

Pauta antiga do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em sua fala, no último dia 8 de novembro, no Centro de Formação Dom Hélder Câmara, Kelli Mafort ressaltou à Suely a necessidade da implementação da Escola do Campo dentro do assentamento Mário Lago. Além disso, a dirigente nacional chamou a atenção para que a candidata atenda a população de crianças que se dividem em três turnos, em sete escolas diferentes, sacolejando no ônibus precário e nas estradas de péssima.

O que respondeu Suely Vilela

Suely se comprometeu a levar adiante o projeto de construção da Escola do Campo dentro do Assentamento Mário Lago. Vilela lembrou que visitou o assentamento para debater a construção da escola municipal quando ainda era Secretária da Educação de Ribeirão Preto no governo Nogueira e participou do ato de lançamento da pedra fundamental. A candidata psbista disse que o diagnóstico sobre a necessidade da construção da escola e o plano para executá-la até 2021 no local foi passado a Duarte Nogueira, na época, e que ele se negou a construir a escola dentro do Assentamento da Barra, que não só não ia fazer como não iria deixar fazer a escola, o que gerou, segundo ela, em um problema político.

“Eu estive aqui no lançamento da pedra fundamental, da escola, conheci um pouco das demandas e da realidade das crianças daqui. Deste sofrimento do ônibus, da poeira, do tempo, sem ar condicionado e percebemos a dificuldade que as crianças aqui passam. Primeiro porque o trajeto é longo, é muito calor em Ribeirão Preto. Já tinha esse olhar antes. Não é porque agora eu sou candidata que estou dizendo isso. Reconheço a importância de se investir, aqui, na construção de uma escola para melhorar estas condições. E vamos, eu e a minha equipe, trabalhar, nos empenhar para terminar aquilo que começamos.

Sobre o Incra, o assentamento ser federal. Vou precisar me inteirar sobre essas questões porque me lembro que era falado, claramente pelo prefeito, como um empecilho. E na época, eu me lembro, ele, 

realmente, falou que não ia fazer, não ia deixar fazer (a escola)

E quando eu vi a relação das escolas, inclusive na internet, a Fazenda da Barra estava excluída. Eu tinha um problema político com ele em relação a isso, porque nós fizemos um diagnóstico, nós apresentamos um plano exequível até 2021 onde a fazenda da Barra estava e ele não tinha este compromisso.”

Na época, Secretária Municipal da Educação, Suely Vilela observa sem terrinha realizar leitura sobre as necessidades de Transpote, Educação e Saneamento Básico.

Saiba mais e relembre a matéria clicando aqui: Assentamento Mário Lago lança projeto da primeira escola totalmente sustentável do Brasil!

Mais sobre a Educação: Implementação da Educação Híbrida

Suely criticou a política educacional de Duarte Nogueira e defendeu uma educação de tempo integral, no modelo híbrido como forma de tentar recuperar o conteúdo perdido de 2020 e melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no final de 2021.

"Acho que todo gestor, todo educador é ter crianças que sabem ler, escrever, que possam construir o seu projeto de vida e é o que nós não estamos encontrando, atualmente, na Educação Municipal. Duarte Nogueira deixa o pior IDEB desde 2011 nos anos iniciais e, nos anos finais, o pior desde 2015. 

Nos anos finais, o IDEB de 4,8 significa que, aproximadamente, 75% das crianças saem da escola analfabetos funcionais. Não sabem fazer uma conta de somar, multiplicar, não sabem interpretar um texto. Se a criança vai assistir um programa de televisão ele vai ter dificuldade. O que vai acontecer com este jovem? Ele vai passar para o Ensino Médio, vai ter dificuldade e não vai continuar. 

O melhor modelo, na nossa visão, é a escola de tempo integral 

mas nós vamos ter de trabalhar muito para que isso aconteça pois, hoje, nós não temos recursos para isso. Por isso que nesta fase de transição, ao invés de termos uma escola de tempo integral, em que o aluno fica na escola o dia todo, nós vamos trabalhar com uma educação de tempo integral. Ele vai um período na aula presencial, logo que passar a pandemia, e no período do contra turno nós vamos continuar com o ensino online. 

Vocês vão falar que  o Ensino Online atingiu apenas 35% das nossas crianças pelo celular, pelo computador. Então nós vamos trabalhar pelo celular, pelo computador com a TV que atinge um maior número e vamos criar, também, polos estratégicos para oferecer este ensino online para garantir que 100% dessas crianças tenham acesso ao reforço escolar.

Isto vai ser muito importante, principalmente no pós-pandemia.

Também precisamos colocar professores em sala de aula. Em 2019 nós temos relatos da Secretaria Municipal da Educação mostrando que ficou 1 ano sem professor de português, 5, 6 meses sem professor de História e Geografia. A criança não vai aprender porque não recebe conteúdo. 

Precisamos ter um plano estratégico de transição para recuperar o conteúdo de 2020 e o de 2021. Teremos até que repensar a estruturação das salar, qual o número de professores em sala de aula.

Vamos trabalhar também para dar cursos de capacitação, de atualização, valorizar o professor, valorizar o ambiente de trabalho, investindo em infraestrutura para garantir melhor qualidade. 

O que diz o Plano de Governo de Suely Vilela em relação aos professores

No que toca a Educação, no ponto 4.3.4., a Atenção às/aos Professoras/es afirma que "priorizará o atendimento às necessidades dos educadores para alicerçar seu programa de educação" para debater a estrutura educacional .

O programa de Suely Vilela também traz uma proposta de formação de professores e gestores. Também, visando prevenir o desgaste dos profissionais, ligado aos impactos psicológicos e emocionais da pandemia, tentando prevenir a ausência destes em sala de aula, Vilela pretende estabelecer um programa de segurança a saúde e bem-estar professor.


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