Páginas

sábado, 28 de março de 2015

Fórum social Mundial defende liberdade de mídia!

O Fórum Social Mundial foi realizado na Tunísia neste mês de março e, entre outras coisas, definiu como bandeira a defesa da liberdade de mídia, contra os monopólios da comunicação.

Cada vez mais os movimentos populares e os fóruns progressistas enxergam nos monopólios de mídia um instrumento de controle das liberdades democráticas.

Aqui no Brasil, toda a estrutura de mídia monopolista foi montada na ditadura militar e engordada no governo Sarney. O povo brasileiro convive há décadas com a hipocrisia, manipulação, omissão e mentiras. A sociedade brasileira não pode mais ficar refém de uma estrutura de mídia monopolizada e que vive das polpudas verbas públicas.

Regulação da Mídia, já!

 Fórum Social Mundial lança carta pela mídia livre
28 DE MARÇO DE 2015 ÀS 10:00
Ana Cristina Campos – Enviada Especial da Agência Brasil
A Carta Mundial da Mídia Livre, com princípios e ações estratégicas para promover uma comunicação democrática em todo mundo, foi lançada hoje (28) na Assembleia de Convergência pelo Direito à Comunicação, no último dia do Fórum Social Mundial, na Universidade El Manar, em Túnis, capital da Tunísia.
Entre as prioridades estabelecidas no documento estão o desenvolvimento de marcos democráticos de regulação da comunicação, por meio de órgãos independentes, o apoio aos meios de comunicação comunitários e a independência da mídia pública em relação ao governo e ao mercado.
A carta também defende a governança democrática da internet, incluindo a garantia de neutralidade da rede, o direito à vida privada e à liberdade de expressão, além da universalização do acesso aos meios de comunicação e à internet banda larga.
Após o lançamento da carta, os ativistas da comunicação pretendem construir parcerias com outros setores para a promoção dos princípios do documento e divulgar o documento em debates e fóruns de discussão sobre as mídias e a internet livres, entre outras iniciativas.
Comunicadores, blogueiros e representantes de movimentos sociais de diversos países debateram, desde o dia 22 de março, a liberdade de expressão e o direito à comunicação na quarta edição do Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML) na Universidade El Manar. O FMML é um evento paralelo ao Fórum Social Mundial.

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikunguya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...