Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2015

Quanto tempo um tucano resistiria se a mídia fizesse com algum deles o que faz com Lula?

A pergunta do título do artigo faz todo o sentido, afinal, eu acredito que os tucanos só se sustentam na a sua empáfia porque são protegidos pela mídia e porque, além da proteção, ainda contam com os ataques da mesma mídia contra o seu principal adversário, o PT.

A reeleição de Dilma em 2014 e a real possibilidade da volta de Lula em 2018 deu a louca na oposição e na mídia. Partem para o golpe de maneira explícita contra o mandato conferido a Dilma por 54 milhões de brasileiros e partem enfurecidos para cima da imagem e do legado do ex-Presidente.

O tema Petrobrás, repetido à exaustão pela mídia há 2 anos, serve para tentar enfraquecer o governo Dilma, claro, mas serve muito mais para atingir Lula, pois ele é o símbolo da nova fase da Petrobrás e da descoberta do Pré-sal.

Lula é de fato uma figura ímpar. Há 5 anos ele não conta com nenhum canal de comunicação na grande imprensa. Há 5 anos sua imagem é bombardeada diuturnamente na mídia monopolizada. Há 5 anos que seus prêmios internacionais não são divulgados na grande mídia. E, mesmo assim, permanece a sua liderança, capaz de influir na última eleição e ser o esteio por onde Dilma construiu sua histórica vitória sobre o conluio mídia-tucanato.

Lula é formidável e sua imagem está associada ao povo. As pseudo-denúncias contra ele são ridículas. No que se baseiam? No fato de Lula, como liderança política mundial, fazer palestra e levar o nome do Brasil ao mundo?

Imagine você se por uma semana a grande imprensa resolvesse, por milagre, inverter o jogo e se dedicar a denunciar tucanos, qualquer um deles. Eles resistiriam? Seriam como Lula? Jamais!

Imagine se a grande mídia com seu poder financeiro resolvesse vascular à fundo o helicóptero de 500kg de coca? Imagine se os repórteres fizessem uma devassa no aeroporto de Cláudio e tudo que o envolve? Imagine se fosse levada a cabo uma investigação sobre a relação da irmã do ex-governador carioca de Minas com a imprensa local? Imagine se os meandros do mensalão tucano viessem à tona? Imagine se a lista de furnas fosse devassada? E a operação Castelo de Areia? Imagine se a relação de FHC com as multinacionais no processo de privatização fosse de fato investigada?

Não fiquemos somente nos escândalos. Vamos comparar capacidade administrativa. Imagine se a imprensa fizesse a sério um comparativo entre o período FHC e os períodos Lula e Dilma, em qualquer setor. Imagine se os governos tucanos em São Paulo fossem analisados com lupa? O caso da SABESP, por exemplo.

Qual tucano seria capaz de sobreviver a esta semana imaginária como Lula sobrevive há 5 anos? Fica o desafio?

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Senado aprova salas no SUS exclusivas para mulheres vítimas de violência

  Proposta será encaminhada para a sanção de Lula O Senado aprovou nesta terça-feira (26) o projeto ( PL 2.221/2023 ) que garante salas de a...