Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Os conspiradores de republiqueta e o baixo nível dos tucanos


A República brasileira do século 21, mas ainda repleta de necessidades do século 20 e até do século 19, sofre solavancos advindos de 4 vitórias consecutivas do petismo que, mesmo sem romper com as amarras do tal de mercado e fazendo governos onde os bancos nadam em lucros, incomoda muito a Casa Grande pelo simples fato de que propicia com suas políticas sociais a subida na vida dos pobres que passaram a dividir a poltrona de avião com os ricos.

A elite brasileira e seus asseclas na política, no judiciário e na mídia odeiam o povo. Povo? Eles nem sabem que isto existe dentro de seus elevadores privativos e nas suas salas VIP.

A pústula do ódio estourou quando Dilma venceu as eleições de 2014, contra a vontade do "imortal" colunista da Globo e daquela gerente do Santander. A pústula vaza e arrasta consigo o verniz democrático que alguns falsamente carregavam, outros nem tanto.

A reunião conspiratória realizada na residência oficial da Presidência da Câmara dos Deputados entre o ex-assessor do PC Farias, o ministro do STF que dá habbeas corpus a banqueiro amigo e o dirigente de uma central sindical que defende terceirização é o exemplo claro de que esses senhores creem que vivem em uma republiqueta de bananas. Conspirar contra a Chefe da nação é golpe! É crime!

Tivesse o governo um Ministro da Justiça de verdade já haveria uma reação à altura desse crime de traição.

Outro grupo que vai sendo levado pelo pus que vaza da pústula do ódio é o PSDB. O baixo nível tomou conta. Não bastasse um ex-sociólogo octogenário rasgar sua biografia de democrata por inveja e despeito a um torneiro mecânico, agora seu instituto de "pensadores", o Teotônio Vilela, passa a imitar o vocabulário do Revoltados Online e num editorial diz claramente que nas denúncias contra o ex-presidente há "nove digitais".

Que partido de oposição é esse? Que nível é esse? Como podem querer se colocar como projeto alternativo dessa forma?

Compartilho aqui o artigo de Ricardo Mello que trata muito melhor do que eu sobre os conspiradores de republiqueta.

Ricardo Jimenez

Conspiração não entra em recesso

Ricardo Mello, na Folha
Esta Folha (14/07) noticiou um fato da maior gravidade. Na residência oficial da Presidência da Câmara dos Deputados, o chefe da Casa, Eduardo Cunha, dividiu o “breakfast” com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o impagável Paulinho da Força, do partido Solidariedade. Além de guloseimas habituais, constou do cardápio nada menos que o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Boquirroto como sempre, Gilmar confirmou o debate sobre o assunto. “Ele [Cunha] falou dos problemas de impeachment, esses cenários todos”. Perguntados pela reportagem, Paulinho da Força e o presidente da Câmara tergiversaram, sem convencer. O texto afirma que o deputado do Solidariedade especulou que a derrubada da presidente (pois é disso que se trata) supõe um acordo entre Eduardo Cunha, o vice Michel Temer, Renan Calheiros, chefe do Senado, e o presidente do PSDB, Aécio Neves.
Se isto não é conspiração, é bom tirar a palavra do dicionário. Que diabo pode representar a reunião entre o terceiro nome da linha de sucessão do Planalto, um ministro da mais alta corte da Justiça e um parlamentar adversário obsessivo do governo –os três para discutir a deposição de uma presidente eleita?
A qualidade dos interlocutores dissipa dúvidas. A capivara é geral. O presidente da Câmara, de currículo mais do que suspeito, foi acusado de embolsar milhões de dólares em negociatas. O ministro Gilmar, dono de um prontuário de atitudes controversas, é conhecido por travar o fim do financiamento empresarial nas eleições.
A presença de Paulinho da Força mostra-se tão exótica quanto reveladora. Exótica porque se desconhece, pelo menos em público, qual credencial do insignificante Solidariedade para participar no colóquio. A contribuição mais relevante da legenda vem sendo a de responder “impeachment” a qualquer questão do cenário político.
Reveladora quando se sabe que o ex-sindicalista protagoniza vários processos e membros do seu grupo estão enrolados até o pescoço na Lava Jato. Detalhe: o partido destacou-se como o único a soltar nota de solidariedade, sem trocadilho, ao pronunciamento destemperado de Eduardo Cunha após ser acusado de beneficiário da corrupção. Nem a legenda dele, PMDB, atreveu-se a tanto.
Nesse clima, nenhum recesso parlamentar coloca tropas em descanso. A coisa é bem maior. Na verdade, a conspiração sempre prefere trabalhar à sorrelfa. Limites constitucionais, veleidades jurídicas e direitos elementares mais atrapalham do que ajudam num cenário de vale tudo.
As denúncias contra o ex-presidente Lula trazem novo exemplo. Vão das baixarias das “nove digitais” esgrimidas num documento tucano até acusações de… ajudar a expandir negócios do Brasil no exterior quando já havia deixado o cargo público! Por causa disso, Lula virou alvo de ação estimulada por um procurador notório pela campanha nas redes sociais contra o PT; e por outro que tem mais de 200 ocorrências de negligência no exercício da função. Já a fundamentação judicial nem zero tiraria em redação de vestibular.
Quem vai assumir a responsabilidade por tanta irresponsabilidade? A sensação é a de um conjunto de forças sem liderança. Sua única bandeira parece ser Delenda est PT. Em torno dela, cada um opera a seu bel prazer –Sergio Moro, Rodrigo Janot, procuradores excitados, Polícia Federal desgovernada, parlamentares paroquiais– tudo isso diante de um governo entre atônito e preocupado, mas sem iniciativa face à degradação das condições de vida da maioria. Cabe lembrar: nem sempre do caos nasce a ordem.

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...