Páginas

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Nogueira altera estatuto e retira direitos dos servidores

A Guarda Municipal foi chamada para garantir a ordem.
Fotos: Filipe Peres

Terça-feira passada, em assembleia realizada em frente a Câmara Municipal, foi escolhido pela maioria que o projeto enviado pelo Prefeito não interessava à categoria, com exceção da saúde, vencida democraticamente, no voto, no estacionamento da Câmara, naquela tarde (veja aqui a matéria sobre a votação da semana passada) De nada adiantou, com habilidade política e negociando com quem interessava o projeto da forma que havia apresentado, Nogueira, com apoio dos vereadores, alterou o estatuto à revelia do que havia sido decidido em assembleia.

Na tarde desta terça-feira, 12, o sindicato não realizou assembleia com a justificativa de que o projeto não estava na casa de leis. Entretanto, por volta das 20:00, o projeto chegou e, com uma leitura a toque de caixa, sem um posicionamento do sindicato, foi votado tal qual o executivo havia enviado, sem as emendas supressivas.

Com isso, servidores que já possuem quinquênio continuarão a receber de acordo com a remuneração, os que tiverem trânsito em julgado, também. O mesmo valerá para a sexta parte. Os demais passarão a ter o quinquênio cálculado sobre a Tabela de Gratificações - Anexo V.

As abonadas foram reduzidas de 11 para 6 durante o ano.

Opinião

A escolha realizada pelo trabalhadores durante a assembleia de 6/12 não foi respeitada. O projeto passou tal qual interessava a uma minoria que detém o poder (ou influência). Deve-se citar Noam Chomsky, em seu Requiem para o Sonho Americano, citando Aristóteles, no livro III, capítulo 8, de sua Política: "Só se pode falar em democracia quando existe uma maioria de homens pobres e livres que tem autoridade para governar, ao passo que oligarquia é quando o poder está nãs mãos dos ricos e dos nascidos em berços aristocráticos, os quais são uma minoria'.

Para voltar com o Prêmio Incentivo, o prefeito modificou o estatuto. Para conseguir este objetivo, contou com o apoio de uma minoria entre os servidores que negociou, diretamente, com ele. Com esta vitória, ao que tudo indica, ele não irá parar por aí. 

Mais fotos:









Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...