Páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

PSOL realiza plenária municipal e inicia construção de um programa para Ribeirão Preto

Na tarde desde sábado (07/12/2019), no salão superior dos Sindicatos dos Químicos, ocorreu a primeira plenária municipal do PSOL de Ribeirão Preto.

Cerca de 70 pessoas entre militantes e lideranças de movimentos sociais e partidos de esquerda estiveram presentes. As falas das principais lideranças apontaram a necessidade de o PSOL local construir um programa dialogado com os movimentos sociais e antenado com as necessidades da população que mora nas periferias e que vive do trabalho.

Um programa "radical", naquilo que é buscar a raiz dos problemas, e "popular", conforme foi pontuado nas falas. IPTU progressivo, programas de distribuição de renda, democratização administrativa, cultura para a juventude periférica, valorização do serviço público e dos servidores foram alguns dos pontos mais destacados nas falas das lideranças das três principais correntes internas do partido em Ribeirão Preto.

Os dois pré-candidatos à Prefeitura, os professores Mauro Inácio e Anne Schmaltz Hsiou, estiveram presentes e usaram da palavra para fortalecer a necessidade de um programa ousado, à esquerda, anti-neoliberal e popular para Ribeirão Preto.

A questão nacional e estadual estiveram fortemente presentes no repúdio aos governos de Bolsonaro e Dória, considerados "proto-fascistas" principalmente contra a população negra e periférica.

O PSOL de Ribeirão Preto é, ao lado do PT, o partido de esquerda com mais presença de seus militantes nos diversos movimentos sociais da cidade e vai buscar cumprir uma tarefa importante em 2020 que é retomar o diálogo político com a população trabalhadora.

A dificuldade, assim como a de toda a esquerda em Ribeirão Preto, é conseguir um alcance de massa na comunicação que hoje é circunscrita ao espaço militante e engajado da sociedade. Porém, o PSOL tem boas condições, na análise deste Blog, de eleger um vereador em 2020 em Ribeirão Preto.





Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...