Páginas

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

UMM de Ribeirão Preto encerra o ano com participação em plenária estadual do movimento de luta por moradia e traz novas expectativas para nossa região.


Fotos: Bruno César Castro



Por Bruno César Castro

Não é segredo que Ribeirão Preto tem um número alarmante de pessoas sem moradia, razão pela qual a cidade tem sido palco de atuação intensa de movimentos sociais e defensores de direitos humanos para que as autoridades públicas façam algo ao menos para amenizar a situação.


Dentre os movimentos sociais, a UMM teve atenção especial em 2019, organizando todo tipo de mobilização, como palestras educativas em diversos ambientes em comunidades e universidades, ocupações de protesto em prédios públicos, passeatas, etc. e por isso foi destaque na plenária estadual.

Plenária estadual.

A delegação regional, liderada pelo arquiteto e atual vice-presidente do diretório do PT, Mauro Freitas, também contou com os recém empossados conselheiros municipais de habitação e representantes de comunidades.

Além de apresentar os resultados, a delegação de Ribeirão Preto aproveitou a ocasião para conhecer um empreendimento de moradia popular realizado por auto-gestão dos movimentos sociais. 

Empreendimento de moradia popular realizado por auto-gestão dos movimentos sociais. 

Um dos empreendimentos, já em estágio avançado, possui quinze prédios de treze andares e impressiona pela qualidade comprovadamente superior às de obras administradas por empreiteiras privadas quando se trata de imóveis para as classes mais pobres. 

Depois de sustarem as reintegrações de posse de ocupações de terrenos públicos abandonados e vencerem as eleições do conselho municipal de habitação, a UMM regional agora pretende apresentar projetos de construção de moradia popular utilizando modelos de autogestão como o do empreendimento visitado.

Atualmente a UMM/RP é coordenada pela liderança comunitária Francielly do Jardim Itaú e pelo arquiteto e urbanistaM Freitas.


Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...