Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2015

Agrishow: Políticos, Carrões, Escort Girls, Fora Dilma e a crise... crise?



Ribeirão Preto está recebendo novamente a terceira maior feira de maquinários e tecnologia agrícola do mundo.

A cidade está repleta de carrões de luxo, com gente de chapéu e botinas. Todos interessados nas novidades tecnológicas, principalmente nas máquinas agrícolas que praticamente trabalham sozinhas: aram, semeiam, adubam, colhem, desbastam, ensacam.

Essa é a Agrishow.


O anel viário totalmente congestionado na noite de abertura do evento e a expectativa de aumentar em 10% os negócios da feira, mostram o dinamismo de um setor que corresponde a 23% do PIB nacional: o agronegócio.

Porém, o mais interessante da feira é o seu lado B.

Lado B que mostra que há também grande interesse em outras “máquinas”, que também usam chapéu e botina, estampam um sorriso bonito e lotam os hotéis da cidade nessa época. Às vezes são vistas jantando em restaurantes de luxo acompanhadas de barrigudos senhores com cara de rico fazendeiro e que dão gorjetas de 100 reais.

Lado B que mostra um Alckmin sorridente, certamente porque é seguro com relação à imprensa amiga, sempre disposta a mostrar os manifestantes do “fora Dilma” e a esconder os professores em greve há 40 dias contra os desmandos do Governador. E também a escamotear as denúncias de pagamento a blogs caluniadores e a empresários amigos, tudo com dinheiro do Estado.

Lado B que mostra uma Kátia Abreu animada com a possibilidade de se aprovar uma lei agrícola que garanta o financiamento anual ao agronegócio e com a cotação do dólar, que possibilitará uma explosão nas exportações, para a alegria das contas públicas. E Kátia também deve estar animada por que sabe que na imprensa nada será dito sobre a enorme quantidade de agrotóxico que é usada nas lavouras brasileiras e sobre o avanço da fronteira agrícola sobre as áreas protegidas de florestas e terras indígenas.

Lado B que mostra o comunista ministro de Ciência e Tecnologia Aldo Rebelo bem à vontade junto ao agronegócio e a sempre congelada cara de Michel Temer.

Lado B que mostra uma prefeita em crise existencial, que tanto lutou para manter a feira em Ribeirão e que agora é “esquecida” pelo cerimonial na apresentação dos políticos no evento. Dárcy aparece no centro da foto, mas parece que não está no centro nem de seu próprio governo, cada vez mais abandonada pelo maior parceiro, o PMDB, representado na foto pelo deputado Léo Oliveira, como a lembrar que o chefe Baleia vem aí em 2016.

E o povo?

Bem, o povo fica bem longe de uma feira como essa. Apenas assiste pelo Jornal Nacional, enquanto lota os supermercados comprando de tudo (inclusive alimentos repletos de agrotóxicos e sementes transgênicas), lota os barzinhos nos fins de semana e reclama da Dilma. E todos verão as faixas fora Dilma mostradas no evento, enquanto que o Bonner dirá que estamos em crise, ora!

No fim de tudo, os fazendeiros sairão felizes, os políticos se entenderão e para o povo pode sobrar, desculpe a rima, a terceirização.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...