Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Nova Entrada do Parque Curupira: a cara de Ribeirão!


Em breve será inaugurada uma nova entrada para o Parque Curupira. Ela fica de frente para condomínios de alto padrão que estão sendo construídos aos fundos do parque. Com unidades de mais de 1 milhão de reais, seus moradores serão agraciados com uma entrada "vip" para o mais bonito parque da cidade.

A política de parques municipais, principalmente em grandes áreas verdes, nunca agradou aos interesses das construtoras. Principalmente na área do Parque Curupira, uma extensa área verde, bem mais ampla que o próprio parque, que vai da Costábile Romano até a Arnaldo Vitaliano.

Na verdade, tudo aquilo deveria ser uma enorme área de proteção ambiental dentro de uma cidade que é uma das mais necessitadas de vegetação. É ali que nasce o córrego dos Catetos e é (ou era) um refúgio da fauna local. Mas tudo aquilo já está "consolidado" para as construtoras.

A política de parques estagnou-se faz tempo, assim como a participação popular nos destinos do município.

A nova entrada do Parque Curupira é a cara de Ribeirão Preto: uma cidade altamente excludente que só cresce para a zona sul, em condomínios de alto padrão, dominada pelos interesses de uma elite endinheirada.

Fico imaginando o quanto não valorizou os imóveis do local a propaganda de que em breve se teria uma entrada "privê" para o mais bonito parque da cidade.

Ribeirão Preto é uma cidade como tantas outras onde quem manda é o interesse do dinheiro. O gabinete do Prefeito, que é eleito pelo povo, fica aberto 24h para o lobby empresarial. 

Esse não é o município dos sonhos do seu povo. Devemos defender uma cidade inclusiva, com amplas áreas voltadas para o lazer e cultura, principalmente nos bairros populares. 

A nova "cancela vip" do parque voltada para um condomínio de bacanas nos mostra claramente que tipo de cidade temos atualmente e nos faz pensar em que tipo de cidade queremos para o futuro.

Enquanto isso, as praças existentes nos bairros populares estão sujas, com mato alto, são inseguras e os moradores não têm coragem e nem vontade de frequentá-las.

Ricardo Jimenez

2 comentários:

Luiz Octávio disse...

Você tem toda a razão, Ricardo. As praças nos bairros populares estão "às moscas", enquanto as da zona sul, estão bem cuidadas. Existe até uma grande indústria farmacêutica no bairro Lagoinha, bairro este não tão popular assim, que ao invés de cuidar de praças onde está inserida, vai cuidar de praça na zona sul.

Anônimo disse...

A nova entrada está sendo construída com que verba ? Pública ou privada ?

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...