Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2015

Tiradentes: Um Herói Nacional!

Nós de O Calçadão reconhecemos a dimensão histórica e política do Alferes e Prático Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes!

Apesar da construção e uso da sua imagem (imitando a de Jesus) feita pelos positivistas que fundaram a República, apesar o movimento de Vila Rica ter apenas a dimensão das minas gerais como reivindicação de independência e apesar das idiossincrasias da vida pessoal de cada um, que nos faz heróis e vilões de nossa própria existência, Tiradentes é um herói nacional!

Todo aquele que tombou lutando contra a tirania é um herói.

Tiradentes foi enforcado, seu corpo foi esquartejado e seus pedaços foram pendurados no caminho entre o Rio de Janeiro e Vila Rica. Morreu ao defender uma ideia. Morreu porque assumiu para si uma liderança que nunca teve. Mostrou coragem.

Sua figura e sua morte lembram a de tantos outros que tombaram lutando por uma causa, contra um poder opressor.

A tradição de matar, degolar, esquartejar e pendurar pedaços e salgar o chão de suas moradias foi usada ao longo de toda a história do Brasil: na colônia, na monarquia e na república. Sempre vinda do poder contra as aspirações legítimas do povo.

Assim fizeram com lideranças de movimentos populares como a Balaiada, a Sabinada, Os Alfaiates, os Malês, os lutadores do Contestado, os guerrilheiros do Araguaia. Assim fizeram com Osvaldão.

Viva os heróis nacionais.

Tiradentes, presente!

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...