Foram registradas até o momento quase 450 ocorrências relacionadas à Covid-19 entre professores, funcionários e alunos em 100 escolas da rede municipal.
Por Ailson Cunha, para o Blog O Calçadão
A retomada das atividades presenciais na rede municipal de educação em Ribeirão Preto ocorreu no fim de setembro de 2021, inicialmente de forma parcial, com no máximo 50% dos alunos em esquema de rodízio. Desde então, a Secretaria Municipal de Educação já registrou 449 ocorrências relacionadas à Covid-19 entre alunos, funcionários e professores em 100 escolas da rede.
Como as ocorrências são relatadas?
De acordo com a Nota Técnica da Secretária Municipal de Saúde para ações de controle de Covid-19 nas escolas, quando algum caso suspeito é identificado, a escola deve relatar a ocorrência à Vigilância Epidemiológica para providências (testagem, rastreamento), bem como, afastar o suspeito das atividades presenciais. Pessoas próximas ou que tiveram contato direto com os casos suspeitos também devem ser afastados (no caso dos berçários, a turma toda é afastada). Quando algum caso suspeito ocorre no domicílio, o aluno, professor ou funcionário também deve ser afastado das atividades presenciais na escola.
O Blog O Calçadão obteve, por meio da Lei de Acesso a Informação, LAI, acesso ao número de ocorrências relacionadas à Covid-19 relatadas pela Secretaria Municipal de Educação desde setembro. Até o momento, foram relatadas 449 ocorrências entre alunos (185 ocorrências), professores (204 ocorrências) e funcionários (60 ocorrências):
No total, 100 escolas da rede municipal relataram ao menos uma ocorrência e as escolas que tiveram o maior número de ocorrências foram as escolas EMEF prof. Salvador Maturano (16), EMEI Amélia Junqueira (15) e CEI Vitor Youssef (15).
Fachada da Emef prof. Salvador Maturano. Escola teve 16 ocorrências e 3 casos confirmados. Foto: Ailson Cunha
Ao todo, foram confirmados, 55 casos de Covid-19 na rede municipal entre alunos (25 casos), professores (21 casos) e funcionários (9 casos):
Do total, 38 escolas tiveram ao menos um caso confirmado de Covid-19 e as escolas que tiveram o maior número de casos foram as escolas CEI Anna França (04), EMEF prof. Salvador Maturano (03), ambas no Parque Ribeirão, e a EMEF prof. Paulo Monte Serrat Filho (03) no Cândido Portinari. (A lista completa está disponível ao final da reportagem).
Fachada da CEI Anna França. Escola teve 4 casos confirmados da doença. Foto: Ailson Cunha.
Os números chamam a atenção principalmente, pois ocorrem a partir do momento em que o número de casos de Covid-19 teve um arrefecimento na cidade e porque na maior parte do período registrado a atividade presencial ainda era parcial. A rede municipal só teve 100% da atividade presencial permitida a partir do dia 22 de novembro, bem próximo ao fim do ano letivo, após um acordo da SME com o Sindicato de Servidores Municipais que havia conseguido em fevereiro na Justiça do Trabalho uma liminar que suspendia as atividades presenciais (previstas para 1º março de 2021) enquanto a SME não comprovasse a segurança das escolas.
2022 - Totalmente presencial!
Agora em 2022, mesmo com o número de casos de Covid-19 batendo recordes diariamente, a SME projeta o início das aulas para o dia 3 de fevereiro com 100% das atividades presenciais e obrigatórias para todos os segmentos: educação infantil, ensino fundamental, EJA e educação especial. São aproximadamente 24 mil alunos do Ensino Fundamental e EJA e 22 mil alunos da educação infantil.
A rede estadual também confirmou a volta às aulas de forma completamente presencial a partir do dia 2 de fevereiro: em Ribeirão Preto, são aproximadamente 50 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Veja lista completa de escolas com casos confirmados de Covid-19 entre professores, funcionários e alunos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário