Páginas

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

1ª Mostra Independente de Arte de Mulheres de Ribeirão Preto e Região!




Já observou quantas mulheres artistas há na nossa cidade? A “MULHERES À MOSTRA: 1ª Mostra Independente de Arte de Mulheres de Ribeirão Preto” tem como principal objetivo proporcionar um espaço que mostre a gama enorme de mulheres ribeirão-pretanas que vivem e fazem arte, das mais variadas linguagens artísticas. O enfoque deste encontro é conectar e reforçar o diálogo entre estas artistas e agentes culturais para que novas redes de convivência sejam criadas, para que elas possam – juntas - se verem, se ouvirem, entrarem em contato com as artes e universos umas das outras, alimentando assim uma aliança profunda de gênero e a compreensão da pluralidade do feminismo, ideais que cremos ser essenciais para o movimento.

Programação:



10h as 19h Exposições Artísticas
Marina Pontin - Artes Plásticas
Thainá Rossati - Artes Plásticas
Keitelle Mendonça - Artes Plásticas
Gabriela Mendonça Rodrigues - Artes Plásticas
Anna Lemes - Ilustrações
Bianca Lana - Ilustrações
Desiree Furtado - Ilustrações
Thais Schiavinoto Guimarães - Ilustrações
Renata Torraca - Mandalas
Mari Rosa - Fotografia
Thayssa dos Santos Abari - Fotografia
Bruna Schiavetto - Fotografia
Beatriz Batista Valdevite - Fotografia
Tainá Martina Colafemina - Foto Reportagem
Priscila Lopes - Colagens Digitais


10h as 19h Varal Literário
Aberto a todas
Tatiana Brechani da Silva - "A metáfora dos dias - a cada dia uma imagem de si mesma. os 365 dias elevados à potência que ninguém sabe."
Denise Tamarozzi Mamede - Zine
Nathália Puccetti Silva - http://coralineandthewonderland.tumblr.com/ e http://precisodemaistempo.tumblr.com/
Juliana Gomes de Andrade - Zine A Badolêra
Leia Mulheres - Clube de Leitura de Autoras

10h as 19h Praça de alimentação
Japas Cervejeiras
Lariveg - Laricas Vegetarianas
Bahar - Cozinha Árabe
Manjericão - Delícias Naturais
Joice Massuda - Doces
Babette Cozinha Literária
Baked - Brownies Veganos
Fabrica De Sonhos Doces
Themis Maciel
Bar Centro Cultural Cerâmica - Bebidas



10h - Oficina "Corpo e Movimento" com Bela Pizani
Esta oficina é voltada para qualquer pessoa que deseja se movimentar e dançar a partir de um
trabalho de consciência corporal.

Bela Pizani é artista do corpo. Graduada em comunicação das Artes do Corpo (2012-2015) e pós-graduanda no curso de especialização na Técnica Klauss Vianna (2014-2016), ambos pela PUC-SP. Bacharel em Artes Cênicas pelo Centro universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto – SP (2005-2009). É sapateadora da Cia Pé na Tábua e atualmente coordena os cursos de dança da Oficina de Artes – Espaço cultural, em Ribeirão Preto – SP, bem como leciona aulas de sapateado e dança contemporânea no espaço.

****

10h - 13h "Oficina Criativa Infantil" com Mirna Dalponte
A "Oficina Criativa Infantil" consiste em estimular a criatividade e o senso político e crítico voltada à crianças em diferentes fases da vida, das mais novas às mais velhas se utilizando sempre de uma linguagem simplista e prática a partir do pensar infantil e do conceito sustentável e de reaproveitamento de materiais (embalagens, isopor, papelão, latas, etc) para o desenvolvimento de projetos criativos pessoais como criação de personagens, tipografia, origami, moda, maquetes e colagens, consequentemente conscientizando-as sobre sustentabilidade, reciclagem, e como esse tema pode ser entendido no meio criativo através de atividades em grupo. O projeto nasceu do grande interesse em trazer à tona este assunto e integrá-lo ao conceito de forma, função e conscientização, onde tudo ao nosso redor pode ser reaproveitado e transformado.

11h - Mesa "MULHERES NA ARTE"
Bate Papo sobre protagonismo feminino em vários setores culturais e artísticos;
Mediação: Renata Torraca

Sabryna Murali é artista de rua, bambolista, malabarista e arte educadora dando aulas regulares de manipulação de Aros na Oficina de Artes. Atualmente faz parte do Coletivo Fuligem onde realiza diversos trabalhos como fotógrafa e produtora cultural, auxiliando também na gestão da residência cultural, hospedagens e eventos. Se desenvolve artísticamente e participa da articulação de novos projetos culturais eparticipa de processos formativos dentro da fotografia e audiovisual.

Marina Pontin é historiadora pela Unesp e formada em Artes Plásticas pela Unifran. Atualmente, trabalha como professora de Arte da rede pública e coleciona imagens através da produção de artista plástica.

Camila Garófalo é compositora, cantora e violonista. Nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e mora na capital paulista há 10 anos, onde aproximou-se do rock, cantando na noite paulistana. Deu início às composições de seu primeiro disco “Sombras e Sobras” em 2010, quando morou em Londres, na Inglaterra. Após se apresentar em eventos emblemáticos de São Paulo como a Virada Cultural e Virada Feminista, ficou entre as sete bandas finalistas para tocar no Rock in Rio 2015.

Raíza Ferreira é realizadora audiovisual independente, é integrante do Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte e da produtora Mandala Filmes. Atualmente participa dos projetos audiovisuais Fuligem No Ar, Sujo e Semana do Audiovisual, além de outros projetos em parceria com produtores de diferentes linguagens da cidade e região.

Renata Torraca é atriz, produtora cultural e arte-educadora, graduada em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (RP) desde 2008. Desenvolve pesquisas sobre metodologias para o trabalho do ator e arte-educação. Docente do Curso Técnico em Arte Dramática do SENAC (RP) desde 2011. Como atriz, atuou em espetáculos adultos e infantis junto à Cia Cornucópia de Teatro, circulando por diversas cidades. É colaboradora do Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte. Está cursando especialização em Educação em Valores Humanos.

Lucimara Santana Carvalho é professora de Língua há 30 anos. Formada pela Faculdade Barão de Mauá, e com especializações em conto de Clarice Lispector, análise da linguagem da propaganda, teorias do discurso. Educadora na rede privada de ensino. Filha de um pai contador de histórias bíblicas e lendas e que, aí, encontra a magia do mundo das palavras. Mergulha e se entrega a ele, formando-se em Letras. Neste caminhar a maravilha e o encantamento de compartilhar, incentivar, descobrir e despertar a beleza e enriquecimento do viajar pela literatura e dela alimentar-se e, com ela, descobrir-se , enriquecer-se, maravilhar-se. Há trinta anos passeando e levando a passear pelo caminho das palavras , o eterno convite:"trouxeste a chave?"

Ana Luiza Yosetake é dançante. Sua intrínseca relação com o corpo humano a fez Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Integra a Cia. de sapateado Pé na Tábua desde 2014. é titular na cadeira da dança do Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (2014-2016), e integra o Movimento MuDança Ribeirão, que desde 2012 busca difundir e integrar a dança na cidade de Ribeirão Preto.

Mina Vieira é professora, graduanda em História e escritora. Escancara a sujeira e a singeleza das perversões nossas de cada dia para que todos durmamos tranquilos. Publica independentemente em blogs pessoais desde 2007, tendo recentemente ganhado o primeiro concurso de contos eróticos do site Puta Letra.

Thaís Schiavinoto é designer gráfico e ilustradora. Publica trabalhos pessoais em Tentáculos (facebook.com/tentaculoseilustracoes), uma coletânea de ilustrações variadas com temática feminista, aquarelas amadoras e quadrinhos autobiográfcos curtos e cheios de dúvidas. Recentemente, passou a fazer parte do coletivo “BananaZebra” facebook.com/bananazebraestudio) de publicações independentes, em que ilustra a webcomic “All at the Sea” de Caio Felipe dos Santos, disponível online em setembro. Procurando sempre engajar-se em projetos que coloquem a mulher em foco, iustrou matérias para a revista digital “Falade-las”, e participou de zines coletivos como: - “Girl Gang”, uma coletânea de histórias curtas confeccionadas por artistas mulheres de diversas partes do país, que formam coletivo homônimo. “Artemis – Gato”, que a fins de arrecadar recursos para animais carentes traz uma temática diferente a cada edição de acordo com a espécie a receber auxílio, contando com a colaboração de várias ilustradoras. “Revista Mês”, que para sua composição seleciona materiais de artistas de todo país, e contou com o auxílio de financiamento coletivo para sua publicação. Na edição em questão, participou com o coletivo Girl Gang, colaborando na ilustração de “ Support your sisters”, uma história curta sobre sororidade.

13h as 15h - Almoço Cultural

Intervenção Cênica - Valsa Nº 6 - Lorena Barbosa Ramos
Intervenção Cênica: "À Vista. À Mostra. Artista." Sabryna Murali e Renata Torraca
Dança e Som - Rayane Valim e Fafá Sberni
Clube de Leitura - Paula Nomelline
Música - Sara Queiroz
"Queremos Passar" - Intervenção de Sapateado Ana Luiza Yosetake, Mariah Navarro, Aline Neli e Líria Machado


15h - Mesa “FEMINISMOS: A PLURALIDADE DENTRO DO FEMINISMO”
Espaço de fala e troca de experiência entre mulheres de diferentes esferas e realidades;
Mediação: Rosa Couto

Rosa Couto É licenciada e bacharel em História UNESP, Campus Franca (2011). Mestre em História e Cultura Social pela mesma universidade (2015) com foco em Música Popular Africana, dissertando sobre a obra do músico nigeriano Fela Kuti. Atualmente está fazendo doutorado, nesta mesma linha,com foco de interesse nos temas: História e Música, Música Afrobrasileira, Vanguarda Paulista, Música Popular Africana, Estudos Culturais e Contracultura.Toda a sua experiência no campo da pesquisa é permeada pelas questões que se colocam por ser uma mulher negra em um universo pautado pela figura masculina. Desde 2015 atua como coordenadora da área de educação do Coletivo Afreaka.

Anna Caroline Silva é formada em Design de interiores, estudante de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Moura Lacerda e atualmente trabalha no Museu Casa de Portinari na preservação da edificação. Além disso é fundadora do Sarau Preto, evento que reúne literatura negra e outras manifestações culturais de matriz africana e organizadora da roda de conversa O Cabelo da Preta que discute as especificidades do cabelo afro enquanto resistência da estética e da identidade negra. Também é afroempreendedora com sua marca de acessórios Anna Silva que busca exaltar e evidenciar a beleza das mulheres especialmente das mulheres negras.

Isadora de Toledo Ramos é estudante de direito, lésbica, feminista, militante de movimentos sociais.

Estorvo é uma bixa trans, deitada de atravessada nos papéis sociais de gênero e nos lugares sócioeconômicos de produção: educadora, artista, pseudoterapeuta em cortiços e salas virtuais de bate papo, e tem estas atividades atravessadas pela sua estrutura insone e frita.

Denise Tamarozzi Mamede é Psicóloga, psicanalista em formação e atualmente mestranda pelo Instituto de Psicologia (USPSP). Artista por amor e opção nas horas não-vagas. Membro de Lalíngua – espaço de interlocução em Psicanálise (Ribeirão Preto).

17h as 18h30 - Intervenção "Mulheres Entoraram Tempestades" com Grupo Engasga Gato

Local: Centro Cultural Cerâmica São Luiz.
Rua Municipal, 32.

****
20h - 2h Mulheres se Mostram n'O Hierofante
21-22H – Sarau D’Elas
O sarau d'Elas é um projeto que reúne a ONG Arco íris e artistas lésbicas locais. O encontro que acontece mensalmente desde o dia da mulher deste ano, tem reunido mulheres que expressam suas vivências e sentimentos em suas composições textuais e musicais. Cada uma traz seu estilo, sua personalidade e sua força e sua arte para contribuir na luta constante pela igualdade de direitos e contra a homofobia.

22-22:30H – Performance Lip Sink com Storvo
22:30-23:30h – Camila Garófalo

23:30h - 2h Discotecagens

Power Tuff Grrls é formada por Joice Massuda e Mari Gimenes, mães e autônomas, unidas pela amizade e pela luta constante. Mostrando por meio das músicas, direto do vinil, a voz das mulheres do nosso País. Selecta 100% vinil e 100% feminina.

Patiana O Hierofante: surgiu em torno de nossa coleção pessoal de LP's. Surgiu da idéia de tocar em alto e bom som o que aprendemos de bom com eles, mostrar a quem possa ouvir toda força da música brasileira, mas era tanto samba, xote, baião, rock, frevo e era tudo tão psicodélico que não cabia mais n`O Hierofante, por isso levamos parte disso onde quer que nos convidem.

AnaZú (Franca SP) começou sua coleção de discos em 2010, após ganhar um toca discos de seu pai. No mesmo ano entrou para o “Coletivo Luz Azul”. Sempre foi apaixonada pelo rap e começou a caçar as versões dos álbuns que gostava nas bolachas dos sebos da cidade de Franca-SP, onde reside. Sua seleção hoje é variada, mas sempre com o groove da música negra presente. Anazú já tocou em várias cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais, e Capitais como São Paulo, Buenos Aires e Dublin. Hoje faz parte do “Bala na Agulha”, festa idealizada por ela e mais três amigos. https://www.mixcloud.com/ana-zú2/

Local: O Hierofante Rua São José, 85 - Ribeirão Prêto, SP
Portaria: R$10,00

10h as 19h Exposições Artísticas e Praça de alimentação

***

10h - Oficina "Corpo e Movimento" com Bela Pizani
Esta oficina é voltada para qualquer pessoa que deseja se movimentar e dançar a partir de um
trabalho de consciência corporal.

Bela Pizani é artista do corpo. Graduada em comunicação das Artes do Corpo (2012-2015) e pós-graduanda no curso de especialização na Técnica Klauss Vianna (2014-2016), ambos pela PUC-SP. Bacharel em Artes Cênicas pelo Centro universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto – SP (2005-2009). É sapateadora da Cia Pé na Tábua e atualmente coordena os cursos de dança da Oficina de Artes – Espaço cultural, em Ribeirão Preto – SP, bem como leciona aulas de sapateado e dança contemporânea no espaço.

****

10h - 13h "Oficina Criativa Infantil" com Mirna Dalponte
A "Oficina Criativa Infantil" consiste em estimular a criatividade e o senso político e crítico voltada à crianças em diferentes fases da vida, das mais novas às mais velhas se utilizando sempre de uma linguagem simplista e prática a partir do pensar infantil e do conceito sustentável e de reaproveitamento de materiais (embalagens, isopor, papelão, latas, etc) para o desenvolvimento de projetos criativos pessoais como criação de personagens, tipografia, origami, moda, maquetes e colagens, consequentemente conscientizando-as sobre sustentabilidade, reciclagem, e como esse tema pode ser entendido no meio criativo através de atividades em grupo. O projeto nasceu do grande interesse em trazer à tona este assunto e integrá-lo ao conceito de forma, função e conscientização, onde tudo ao nosso redor pode ser reaproveitado e transformado.

11h - Mesa "MULHERES NA ARTE"
Bate Papo sobre protagonismo feminino em vários setores culturais e artísticos;
Mediação: Renata Torraca

Sabryna Murali é artista de rua, bambolista, malabarista e arte educadora dando aulas regulares de manipulação de Aros na Oficina de Artes. Atualmente faz parte do Coletivo Fuligem onde realiza diversos trabalhos como fotógrafa e produtora cultural, auxiliando também na gestão da residência cultural, hospedagens e eventos. Se desenvolve artísticamente e participa da articulação de novos projetos culturais eparticipa de processos formativos dentro da fotografia e audiovisual.

Marina Pontin é historiadora pela Unesp e formada em Artes Plásticas pela Unifran. Atualmente, trabalha como professora de Arte da rede pública e coleciona imagens através da produção de artista plástica.

Camila Garófalo é compositora, cantora e violonista. Nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e mora na capital paulista há 10 anos, onde aproximou-se do rock, cantando na noite paulistana. Deu início às composições de seu primeiro disco “Sombras e Sobras” em 2010, quando morou em Londres, na Inglaterra. Após se apresentar em eventos emblemáticos de São Paulo como a Virada Cultural e Virada Feminista, ficou entre as sete bandas finalistas para tocar no Rock in Rio 2015.

Raíza Ferreira é realizadora audiovisual independente, é integrante do Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte e da produtora Mandala Filmes. Atualmente participa dos projetos audiovisuais Fuligem No Ar, Sujo e Semana do Audiovisual, além de outros projetos em parceria com produtores de diferentes linguagens da cidade e região.

Renata Torraca é atriz, produtora cultural e arte-educadora, graduada em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (RP) desde 2008. Desenvolve pesquisas sobre metodologias para o trabalho do ator e arte-educação. Docente do Curso Técnico em Arte Dramática do SENAC (RP) desde 2011. Como atriz, atuou em espetáculos adultos e infantis junto à Cia Cornucópia de Teatro, circulando por diversas cidades. É colaboradora do Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte. Está cursando especialização em Educação em Valores Humanos.

Lucimara Santana Carvalho é professora de Língua há 30 anos. Formada pela Faculdade Barão de Mauá, e com especializações em conto de Clarice Lispector, análise da linguagem da propaganda, teorias do discurso. Educadora na rede privada de ensino. Filha de um pai contador de histórias bíblicas e lendas e que, aí, encontra a magia do mundo das palavras. Mergulha e se entrega a ele, formando-se em Letras. Neste caminhar a maravilha e o encantamento de compartilhar, incentivar, descobrir e despertar a beleza e enriquecimento do viajar pela literatura e dela alimentar-se e, com ela, descobrir-se , enriquecer-se, maravilhar-se. Há trinta anos passeando e levando a passear pelo caminho das palavras , o eterno convite:"trouxeste a chave?"

Ana Luiza Yosetake é dançante. Sua intrínseca relação com o corpo humano a fez Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Integra a Cia. de sapateado Pé na Tábua desde 2014. é titular na cadeira da dança do Conselho Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (2014-2016), e integra o Movimento MuDança Ribeirão, que desde 2012 busca difundir e integrar a dança na cidade de Ribeirão Preto.

Mina Vieira é professora, graduanda em História e escritora. Escancara a sujeira e a singeleza das perversões nossas de cada dia para que todos durmamos tranquilos. Publica independentemente em blogs pessoais desde 2007, tendo recentemente ganhado o primeiro concurso de contos eróticos do site Puta Letra.

13h as 15h - almoço cultural (várias intervenções curtas rolando, música, circo, teatro, dança, etc)

15h - Mesa “FEMINISMOS: A PLURALIDADE DENTRO DO FEMINISMO”
Espaço de fala e troca de experiência entre mulheres de diferentes esferas e realidades;
Mediação: Rosa Couto

Rosa Couto É licenciada e bacharel em História UNESP, Campus Franca (2011). Mestre em História e Cultura Social pela mesma universidade (2015) com foco em Música Popular Africana, dissertando sobre a obra do músico nigeriano Fela Kuti. Atualmente está fazendo doutorado, nesta mesma linha,com foco de interesse nos temas: História e Música, Música Afrobrasileira, Vanguarda Paulista, Música Popular Africana, Estudos Culturais e Contracultura.Toda a sua experiência no campo da pesquisa é permeada pelas questões que se colocam por ser uma mulher negra em um universo pautado pela figura masculina. Desde 2015 atua como coordenadora da área de educação do Coletivo Afreaka.

Anna Caroline Silva é formada em Design de interiores, estudante de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Moura Lacerda e atualmente trabalha no Museu Casa de Portinari na preservação da edificação. Além disso é fundadora do Sarau Preto, evento que reúne literatura negra e outras manifestações culturais de matriz africana e organizadora da roda de conversa O Cabelo da Preta que discute as especificidades do cabelo afro enquanto resistência da estética e da identidade negra. Também é afroempreendedora com sua marca de acessórios Anna Silva que busca exaltar e evidenciar a beleza das mulheres especialmente das mulheres negras.

Isadora de Toledo Ramos é estudante de direito, lésbica, feminista, militante de movimentos sociais.

Estorvo é uma bixa trans, deitada de atravessada nos papéis sociais de gênero e nos lugares sócioeconômicos de produção: educadora, artista, pseudoterapeuta em cortiços e salas virtuais de bate papo, e tem estas atividades atravessadas pela sua estrutura insone e frita.

Denise Tamarozzi Mamede é Psicóloga, psicanalista em formação e atualmente mestranda pelo Instituto de Psicologia (USPSP). Artista por amor e opção nas horas não-vagas. Membro de Lalíngua – espaço de interlocução em Psicanálise (Ribeirão Preto).

17h as 18h30 - Intervenção "Mulheres Entoraram Tempestades" com Grupo Engasga Gato

LOCAL: Centro Cultural Cerâmica São Luiz
Rua Muncipal, 32 -
(estacionamento do hipermercado na rotatória AminCalil)

*****

20h - 2h Mulheres se Mostram n'O Hierofante
21-22H – Sarau D’Elas
O sarau d'Elas é um projeto que reúne a ONG Arco íris e artistas lésbicas locais. O encontro que acontece mensalmente desde o dia da mulher deste ano, tem reunido mulheres que expressam suas vivências e sentimentos em suas composições textuais e musicais. Cada uma traz seu estilo, sua personalidade e sua força e sua arte para contribuir na luta constante pela igualdade de direitos e contra a homofobia.

22-22:30H – Performance Lip Sink com Storvo
22:30-23:30h – Camila Garófalo
23:30h - 2h Power Tuff Girls
Patiana – O Hierofante
AnaZu – Franca SP
Anazú começou sua coleção de discos em 2010, após ganhar um toca discos de seu pai. No mesmo ano entrou para o “Coletivo Luz Azul”. Sempre foi apaixonada pelo rap e começou a caçar as versões dos álbuns que gostava nas bolachas dos sebos da cidade de Franca-SP, onde reside. Sua seleção hoje é variada, mas sempre com o groove da música negra presente. Anazú já tocou em várias cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais, e Capitais como São Paulo, Buenos Aires e Dublin. Hoje faz parte do “Bala na Agulha”, festa idealizada por ela e mais três amigos. https://www.mixcloud.com/ana-zú2/


Local: O Hierofante Rua São José, 85 - Ribeirão Prêto, SP

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...