Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

PT de Ribeirão aguarda definição do Diretório Nacional para escolher candidato a Prefeito

Da direita para a esquerda: Antônio Alberto Machado, Nélio Figueiredo
 (que abriu mão da disputa em apoio a Jorge Roque), Ulisses Strogoff, Fábio Sardinha
e Jorge Roque
No próximo dia 17 o novo Diretório Nacional do PT toma posse em Brasília e a atual Secretaria de Organização Nacional do partido divulgou no último dia 7 de janeiro um ofício endereçado às Secretarias Estaduais sobre o calendário eleitoral de 2020, das eleições municipais. 

Segundo o ofício (em anexo), os diretórios municipais só definirão seus calendários eleitorais de 2020, para escolha de seus candidatos a prefeito e vereadores, após as diretrizes que serão determinadas na 1ª reunião do Diretório Nacional a ser realizada no mesmo dia 17 de janeiro.

Como o PT de Ribeirão Preto já havia iniciado suas movimentações eleitorais desde o final do ano passado, inclusive apresentando 5 pré-candidatos, o Blog O Calçadão procurou o Presidente do Diretório Municipal, Jorge Roque, para saber como ficarão as coisas após o ofício da Secretaria de Organização Nacional. Segundo Roque, "o PT de Ribeirão Preto vai acatar todas as diretrizes que serão definidas pelo Diretório Nacional, inclusive se isso vier a modificar alguma coisa que já tenha sido encaminhada localmente".

Este Blog apurou que os debates internos, tanto entre os pré-candidatos quanto entre as forças que integram o partido, têm sido tranquilos e com a visão de reconstrução partidária à frente de vontades individuais. "O PT de Ribeirão vai encarar as eleições de 2020 como uma tarefa tanto de reconstrução da força do PT na cidade, a partir da rearticulação do diálogo com a população e o fortalecimento das bases e da relação com os movimentos sociais, quanto de apresentação de um projeto que busque uma cidade mais democrática e inclusiva, denunciando e combatendo o projeto neoliberal aliado ao bolsonarismo, representado por Nogueira. Nessa lógica, a visão de partido e o programa vão além de nomes", afirmou Jorge Roque.

Este Blog também levantou que o pré-candidato Nélio Figueiredo abriu mão da disputa no final do ano passado. Em conversa com o Blog, Nélio afirmou que abriu mão da disputa por questões pessoais mas que está à disposição do partido e vê grande potencial nos pré-candidatos em disputa. Segundo Nélio, a visão não pode ser de momento mas de futuro, objetivando a reconstrução do PT na cidade. Nélio disse que agora apoia Jorge Roque mas que acredita que o PT estará bem representado por quaisquer dos nomes.

O debate final entre os pré-candidatos restantes e a prévia, ou seja, a escolha do candidato por eleição direta dos filiados, estão marcados para o próximo dia 28 de janeiro, mas tudo vai depender das diretrizes a serem estabelecidas pela direção nacional do partido. Quatro pré-candidatos permanecem na disputa: Antônio Alberto Machado, Fábio Sardinha, Jorge Roque e Ulisses Strogoff. Todos buscam se fortalecer internamente, já que será a votação dos filiados que definirá o escolhido, mas também angariar apoios na sociedade e nos movimentos sociais.

Procurado pelo Blog, o vereador Jorge Parada, duas vezes presidente do diretório municipal, disse que vê nas prévias um exercício de democracia interna que só valoriza o debate, mas defende que a escolha do candidato se dê o quanto antes para "irmos ao encontro do eleitor". Pessoalmente, Parada afirma que deve apoiar Jorge Roque, mas que respeita e vê potencial em todos os nomes. Parada vê possibilidade de "boa performance" do candidato a Prefeito, mas joga bastante otimismo na chapa de vereadores: "se todas as nossas lideranças se candidatarem (dentro de uma perspectiva de melhora da conjuntura pró-PT), temos condições de eleger 2 ou 3 vereadores. Precisamos arregaçar as mangas", afirmou.

Em contato com militantes e lideranças das tendências partidárias que atuam em Ribeirão Preto, este Blog levantou que há grandes expectativas sobre as eleições de 2020, principalmente sobre a garantia de candidatura própria, já que a maior parte dos militantes contatados trazem uma certa rejeição à tática de não ter candidato das eleições de 2016, quando o PT apoiou Vágner Rodrigues, na época filiado ao PCdoB local. Uma dessas lideranças disse ao Blog que "todos os nomes agora colocados representam um avanço ao que aconteceu em 2016". 

No contato com os militantes e lideranças a percepção é a de que não há favorito na disputa, sendo que o mais importante é a reconstrução do partido. Algumas lideranças ligadas à forças políticas internas específicas defendem um nome, outras defendem outros nomes. Outros, inclusive, ainda alimentam a expectativa de haver um consenso entre os quatro nomes restantes e a construção de uma unidade em torno de um deles, sem a necessidade de prévia.

A conferir.

Blog O Calçadão

Anexo (Ofício da Secretaria Nacional)
OFÍCIO SORG 001/2020

Brasília, 7 de janeiro de 2020.

DE: SECRETARIA NACIONAL DE ORGANIZAÇÃO DO PT

PARA: SECRETARIAS ESTADUAIS DE ORGANIZAÇÃO DO PT

ASSUNTO: Calendário Eleitoral do PT em 2020

Prezado/as companheiro/as,

O artigo 139 do Estatuto do PT estabelece que, em qualquer nível, caberá à Comissão Executiva ou ao Diretório correspondente abrir o período eleitoral para indicação, impugnação e aprovação de candidaturas às eleições proporcionais e majoritárias, devendo ser respeitado o calendário nacional estabelecido pelo Diretório Nacional.
No próximo dia 17/01 será realizada a posse dos membros do Diretório Nacional para o próximo mandato e, logo a seguir, ocorrerá a 1ª reunião do novo DN, em cuja pauta consta a definição do calendário para as eleições 2020.
Assim sendo, as Direções Estaduais e Municipais do PT devem aguardar a realização da reunião do DN para definirem seus calendários específicos.

Estamos à disposição para mais informações.

Atenciosamente,

Gleide Andrade
Secretária Nacional de Organização do PT

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...