Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Novos Conselheir@s Tutelares tomam posse em Ribeirão


Imagens: Paulo Honório
Tomaram posse na tarde desta quinta-feira 09/01/2020 em ato no Palácio do Rio Branco, num clima bem mais harmonioso do que no processo eleitoral, os 15 Conselheiros e Conselheiras Tutelares que comporão as 3 unidades na cidade de Ribeirão Preto.

A partir de agora iniciarão uma jornada de 4 anos na defesa dos direitos das crianças e adolescentes conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA.

Uma missão árdua, já que tanto aqui em Ribeirão Preto quanto nos governos do estado e federal o modelo neoliberal de enxugamento do estado e da diminuição das políticas sociais tem dominado as administrações púbicas. Situação agravada com a onda conservadora de criminalização das minorias e intolerâncias com as diferenças.

Com as desigualdades crescentes, exigir políticas de atendimentos às crianças e adolescente, dar suporte às famílias vulneráveis torna-se um desafio ainda maior.

Com discurso democrático e de entendimento das funções dos Conselheiros Tutelares, o Prefeito Duarte Nogueira Júnior avaliou seu mandato como cumpridor do dever necessário. Disse que fez mais de 1.000 contratações de professores e construiu 18 novas escolas. Falou da meta de 6.400 vagas para crianças, universalizando as vagas em creches na cidade de Ribeirão. Garantiu a formalização do Plano Municipal de Educação no primeiro semestre deste ano.

Um dos primeiros trabalhos dos conselheiros pode ser verificar se as declarações do prefeito correspondem a realidade, dado que o ano de 2019 iniciou com mais de 3.500 pessoas vivendo em situação de rua e levantamentos apontam que 21,6 mil pessoas vivem em situação de extrema pobreza em Ribeirão. Acrescenta-se a estes dados o fato de não ter nenhum projeto habitacional para baixa renda desde 2016.

Cerca de 150 pessoas acompanharam a cerimônia que contou com a presença da vereadora e ex-conselheira tutelar Glaucia Berenice,  do secretário da Assistência Social Guido Desinde Filho, além de dezenas de representantes de entidades sócias de Ribeirão Preto.

Novos conselheiros
Confira abaixo os nomes empossados nesta quinta-feira.

Conselho Tutelar I:
Gracian Guerra Bueno Alves
Deborah Cristina Sant'Anna dos Santos
Rosemary Aparecida Pereira Honório
Ana Paula dos Reis Lins Tremura
Marina da Silva Sales

Conselho Tutelar II:
Bruno César Castro Cunha
Letícia dos Santos
Joyce Paulino Leandro
Valéria de Oliveira Brito Camilo
Gislaine de Araújo Santana

Conselho Tutelar III:
Patrícia Moura
Eliana Pereira Parreira
João Manoel Belém de Almeida
Alessandra da Silva
Rute Helena Reggiani


















Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...