Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Número de moradores de rua pode ser o dobro do que é divulgado

Foto Paulo Honório
Especialistas e entidades especializadas afirmam que os números oficiais sobre moradores de rua no Brasil estão abaixo da realidade.
Os números oficiais divulgados pelo IBGE e ministérios ligados à área social informam que cerca de 0,5% da população brasileira (1 milhão de brasileiros) hoje mora na rua, sem nenhuma proteção do ponto de vista social, alimentar e de saúde.
Em Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal da Assistência Social calcula em 3 mil o número de moradores de rua na cidade. Mas esses números podem ser duas vezes maior. Ou seja, podemos ter de 5 a 6 mil pessoas morando nas ruas de Ribeirão Preto.
É visível para qualquer um que saia às ruas o aumento dessa população nos últimos anos onde o Brasil passa por grave crise econômica.
Essa realidade levanta debates sobre o que se fazer. Algumas propostas flertam com o discurso reacionário em alta na sociedade: internação compulsória, transferência para regiões menos visíveis da cidade, repressão, prisão, expulsão ou transferência para outras cidades etc. Há, também, propostas mais voltadas para a questão social integrada, como políticas de atendimento multidisciplinar, programas de transferência de renda ou tentativa de localização das famílias.
O fato é que essas pessoas merecem um tratamento respeitoso com os direitos humanos assim como qualquer outra pessoa. Eles são vítimas de um processo e não culpados. E é o Poder Público que deve tomar a frente na iniciativa de equacionar o problema.

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...