Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2022

As estreitas relações entre a vereadora Gláucia Berenice e seu homenageado, o procurador Guilherme Schelb

Vereadora e procurador são coordenadores, estadual e nacional, da Rede Cristãos pela Infância que oferece treinamentos e capacitação (com inscrição paga) para líderes religiosos e famílias

Por Ailson Cunha,

Para o Blog O Calçadão, 31 de Março de 2022.
Vereadora Gláucia Berenice e procurador Guilherme Schelb em Brasília. Foto: reprodução redes sociais da vereadora

 

A vereadora Gláucia Berenice, Republicanos, propôs um Projeto de Decreto Legislativo (PDL 4/2022) que concede o título de cidadão ribeirão-pretano ao Procurador Regional de Justiça Guilherme Schelb, que atua em Brasília. Schelb é ligado ao movimento conservador e em 2018 teve seu nome cotado para o Ministério da Educação pelo então presidente eleito, Jair Bolsonaro. Por conta da repercussão negativa, inclusive entre aliados do presidente, a indicação acabou não ocorrendo. O procurador também já sofreu uma pena de censura pública do Conselho Nacional do Ministério Público, CNMP, e foi desautorizado pelo Ministério Público. (Veja matéria completa no Blog).

Na justificativa do projeto, Berenice aponta alguns dos principais casos em que o procurador atuou, mas não menciona as penalizações que sofreu do próprio MP. Ela também destaca os livros e palestras realizadas pelo procurador, mas não aponta nenhuma contribuição direta para o município de Ribeirão Preto (nem mesmo sabemos se o procurador já esteve alguma vez em Ribeirão Preto!).

O que Berenice também não apontou são as estreitas relações que mantém com procurador. Apurações feitas pelo Blog O Calçadão dão conta que ambos estiveram juntos em alguns eventos online e são coordenadores, estadual e nacional, da Rede Cristãos pela Infância que oferece treinamentos e capacitação (com inscrição paga) para líderes religiosos e famílias.

Entenda o caso

Pelas redes sociais, os primeiros contatos entre a vereadora e o procurador datam de 2020. Na onda das lives que tomaram conta de muitas pessoas após o início da pandemia de Covid19, Berenice participou com o procurador de 2 lives em abril: dias 8 e 16. Em maio, Berenice postou ao menos outras duas lives com o Schelb: dias 3 e 8. Em Julho de 2020, no dia do aniversário do ECA, Berenice postou foto com Schelb, em Brasília, recebendo o seu livro.





Ao que parece, a partir desse encontro as relações se estreitaram ainda mais. Em setembro de 2020, ambos estiveram juntos na organização do seminário on-line Cristãos pela Infância (https://by9.com.br/cristaospelainfancia/seminario-online-cristaos-pela-infancia-de-ribeirao-preto-sp-e-regiao/). O evento foi organizado pela Rede ‘Cristãos pela Infância’ que tem o procurador Guilherme Schelb como coordenador nacional, a vereadora Gláucia Berenice como coordenadora estadual. O evento, com direito a certificado, material didático e ebook foi pago (embora no site não conste o valor desse evento. Também não temos informação de quem fica com valor pago pelas inscrições). De acordo com publicação da vereadora, foram mais de 150 pessoas treinadas. 



Rede Cristãos pela Infância

No site da Rede Cristãos pela Infância que estampa o nome do procurador Guilherme Schelb em destaque na capa da página (https://cristaospelainfancia.com.br/) consta que o Projeto Cristão pela Infância tem a finalidade de oferecer ‘treinamento de líderes e professores cristãos, especialmente do Ministério Infantil e de Família, sobre a proteção de crianças e adolescentes contra abusos e erotização precoce’. (https://cristaospelainfancia.com.br/projeto-cristaos-pela-infancia-3/). O projeto possui ao menos 4 etapas muito bem definidas:

“1ª ETAPA: Aquisição das revistinhas em quadrinho.

2ª ETAPA: Formação do grupo de estudo na cidade.

3ª ETAPA: Estudo do Texto A Prevenção do Abuso Sexual e da Vídeoaula.

4ª ETAPA: Distribuição das Revistas em Quadrinhos”

 

Destaque para 2ª etapa;

‘Após a aquisição, cada igreja indica os líderes que serão treinados para serem Instrutores Cristãos pela Infância. Os líderes do Ministério Infantil e de Família, assim como professores cristãos são candidatos naturais a serem instrutores’.

Além disso, no site consta um protocolo bastante restrito para instalação do projeto na cidade, destaque para o passo 3:

3º Passo: Os líderes treinados (Instrutores) devem obedecer ao compromisso de se manter e seguir as instruções de temas e abordagens contidas nos textos de treinamento, vídeoaulas, livros, revistinhas e orientações do Dr. Guilherme Schelb.

O único requisito para ser INSTRUTOR DA CIDADE é concluir com sucesso o Curso Preparados para Defender Crianças.

 O projeto foi implantado em Ribeirão Preto com Juliana Egydio como coordenadora regional. No Instagram do projeto, consta a primeira publicação em fevereiro de 2021 relembrando o evento de 2020 quando, de acordo com a publicação, foram mais de 40 igrejas envolvidas e mais de 200 participantes ‘treinados’.

A partir da implantação do projeto, outros ‘treinamentos’ foram oferecidos pela rede. No dia 30 de abril, um treinamento foi realizado para líderes da região de Campos do Jordão. Em 26 maio de 2021, a vereadora compartilhou post com o procurador participando de um treinamento de ‘lideres religiosos para proteger crianças do abuso sexual’. 




No dia 23 de junho de 2021, a vereadora compartilhou o post de uma live que contaria com a presença dela e do procurador Guilherme Schelb. Consta no texto que essa live seria gratuita e com direito a certificado. A live ocorreu no dia 25 de junho.


Em agosto de 2021, novos treinamentos foram realizados, com a presença da vereadora e do procurador, e foram compartilhados pela coordenadora regional do projeto, Juliana Egydio.




Em novembro de 2021, a vereadora esteve presente na Cerimônia de premiação da 1ª Edição do Prêmio Brasil Amigo da Criança promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA). Na ocasião, a vereadora postou fotos com a Ministra Damaris Alves, com a deputada federal Carla Zambeli e com o procurador Guilherme Schelb, que recebeu o prêmio de personalidade do ano.


Em fevereiro desse ano, Gláucia compartilhou em suas redes outro seminário, ‘Cristãos fortes e preparados’ (https://escola.fortesepreparados.com.br/juliana), onde consta que o evento foi pago (R$97,00 a inscrição) e deu acesso ao seminário de forma on-line, materiais didáticos e certificado. Além disso, o participante inscrito ‘ganhou’ o livro, ‘A influência das imagens na sexualidade das crianças’ (no formato ebook) do procurador. Na página do evento consta 3 nomes como responsáveis pelo evento: o nome da vereadora Gláucia Berenice, coordenadora estadual, o nome do procurador Guilherme Schelb e da coordenadora regional, Juliana Egydio. 





Nas redes sociais do procurador, há outros eventos de mesmo teor (https://escola.fortesepreparados.com.br/seminario), inclusive um evento programado para acontecer neste dia 31 de março.

Agora em março, Gláucia compartilhou post do procurador em que ele acusa a Netflix de abuso no caso da transmissão do filme do Danilo Gentille, ‘Como se tornar o pior aluno da escola’. Inclusive a Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou, na sessão do dia 15 de março, requerimento (Req: 2030/2022) proposto pela vereadora repudiando a empresa Netflix e os diretores do filme.

É importante ressaltar que, em princípio, a relação entre a vereadora Gláucia Berenice e o procurador Guilherme Schelb não configura crime. Schelb é um ‘empreendedor’ que viu um nicho de mercado nas famílias e lideranças conservadoras e aproveita a oportunidade. Ele atualmente é sócio-proprietário de duas empresas: a B&Z EDITORA LTDA (CNPJ: 07.826.070/0001-42), uma editora de livros, e a PROJETO EDUCAR NORTE-NORDESTE LTDA (CNPJ: 06.034.800/0001-00), uma empresa de treinamento e desenvolvimento profissional. No entanto, a vereadora parece confundir os limites entre o público e o privado, entre sua militância conservadora e sua função de vereadora, ao usar sua posição na Câmara para propor o título de cidadão ribeirão-pretano a uma pessoa que mantém relações muitos estreitas. 

O Outro lado

O Blog O Calçadão entrou em contato com o gabinete da  vereadora Glaucia Berenice com as seguintes perguntas:

1. A vereadora tem uma relação econômica, trabalhista ou algum empreendimento com o procurador Guilherme Schelb?

2. A vereadora recebe alguma remuneração pela coordenadora estadual da ‘Rede Cristãos pela Infância’?

3. O valor da inscrição cobrada nos treinamentos da Rede é destinado a que? Não consta quem são depositados os valores das taxas de inscrição pagas?

4. A vereadora considera que não há conflito de interesse nem que seja uma proposição antiética o PDL 4/2022 homenageando o procurador Guilherme Schelb?

Por email,  a assessoria de imprensa da vereadora respondeu:

1) Não

2) Não

3)O objeto do título é reconhecer sua atuação pública na luta contra a violência e o abuso sexual infantil e cursos realizados em sua plataforma são de sua exclusiva responsabilidade, bem como de seus contratantes.

4) Não. Guilherme Schelb há mais de dez anos vem a Ribeirão Preto reforçando a luta contra a pedofilia e o abuso sexual infantil. A primeira palestra que ele deu foi nesta Câmara Municipal e, mais recentemente (2018), ele apresentou também nesta Casa uma mentoria para educadores, assistentes sociais, conselheiros tutelares e um webinar em 2021 sob o tema Segurança Pública na Prevenção e Gestão dos Casos de Violência e Abuso Sexual Infantil, com a presença de representantes da Guarda Civil e PM. Outras palestras e capacitações públicas foram realizadas na cidade, sem qualquer contrapartida.

Mais...

Outros eventos foram realizados em Jardinópolis, Morro Agudo, Bastos e outras igrejas em Ribeirão Preto:











Nenhum comentário:

Pânico em RS

  A boiada boia Imagem gerada por IA a descoberta