Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2022

Ribeirão Preto se mobiliza contra fim da ADPF 828

 

Atividade integrou Dia Nacional de Lutas.
Fotos: Filipe Augusto Peres 


Trabalhadoras e trabalhadores da Vila Nova União ocuparam praça do Palácio Rio Branco. 

Ligado à Campanha Despejo, mesta quarta-feira (30) o país inteiro se uniu em ações de luta contra os despejos. Em Ribeirão Preto não foi diferente. Famílias da comunidade urbana Vila Nova União, UMM, MST, partidos políticos progressistas e sociedade civil foram para a frente do Palácio Rio Branco realizar uma vigília conta o despejo das mais de 350 famílias que vivem na VNU. 

 

Amanhã (31) vence a ADPF 828, liminar que suspende nacionalmente os despejos rurais e urbanos durante a pandemia. Tanto em Ribeirão Preto como em todo o território nacional, diversos movimentos de luta por terra e moradia se organizaram em campanha pela prorrogação da liminar através do STF.

De acordo com Edson Cebola, da União dos Movimentos de Moradia (UMM), várias comunidades comparareceram e outras ainda estão por vir. A liderança afirma que, além da prorrogada ADPF 828, uma lei que regularize as ocupações urbanas e do campo se faz vital.

Advogado da FAD e integrante do MST, Luciano Botelho, afirma que a prorrogação da ADPF 828, em decorrência da pandemia não ter acabado e as condições econômicas e sociais da população terem se agravado é uma necessidade que se não for atendida pode ser considerada um crime. 


Wallace Bill, liderança comunitária da Vila Nova União.

Liderança comunitária da Vila Nova União, Wallace Bill resumiu o sentimento do povo em relação à moradia.
 "Viemos ocupar o Palácio Rio Branco para podermos ter um diálogo com o município. Queremos tentar o diálogo com o prefeito mais uma vez, termos tratativas sobre a regularização urbana da Comunidade Vila Nova União. A comunidade está cansada de esperar. Nós não queremos prazos, queremos moradia!"

STF Prorroga ADPF 828 até junho

No final da tarde, o ministro Roberto Barroso prorrogou a ADPF 828 até junho deste ano. O pedido formal de prorrogação foi feito pelo PSOL.

Os trabalhadores da Vila Nova União permanecerão no local. O objetivo é dialogar com Nogueira e pressionar pelo Reurb.


Mais fotos:














#ProrrogaSTF #Brasil Sem Despejo #DespejoZero #MarielleViveFic

Nenhum comentário:

Pânico em RS

  A boiada boia Imagem gerada por IA a descoberta