Páginas

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

V Encontro Estadual dos Sem Terrinha de São Paulo


Sem Terrinhas durante ato político na Secretaria Estadual de Educação, em SP.
Fotos: Filipe Peres


Por Comunicação MST/SP

Com o tema “Sem Terrinha em Movimento: na luta por direitos!”, aconteceu de 4 a 6 de novembro o 5º Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha do Estado de São Paulo, em São Paulo (SP). Durante os três dias, cerca de 250 crianças discutiram tema como o direito à educação, à alimentação saudável, à brincadeira e tudo que envolve o universo infantil. O encontro terminou com um ato político na Secretaria Estadual de Educação. A atividade teve como principal objetivo discutir e reivindicar uma política pública estadual que garanta a implementação da Educação do Campo nas escolas localizadas em assentamentos de Reforma Agrária.

Primeiro Dia


Marcha dos Sem Terrinha durante a abertuda do V Encontro Estadual, em Perus, São Paulo/capital.
O primeiro dia do V Encontro foi de brincadeiras pela manhã.: pular corda, jogar bola, fazer batuque, cantar. Depois, no final da manhã, para abrir o V Encontro Estadual dos Sem Terrinha de São Paulo, as crianças organizaram uma mística, seguida de uma marcha dentro da E.E. Gavião Peixoto, a maior escola da América Latina, encerrando-a comm uma apresentação musical no ginásio da escola. Depois, foram almoçar.

Após o almoço, as crianças se reuniram com os educadores para a confecção do manifesto a ser apresentado na segunda-feira, na Secretaria Estadual de Educação (SEE). Durante toda a tarde, as crianças Sem Terrinha discutiram as suas necessidades, os seus direitos a uma escola do campo libertadora e de qualidade.


Veja o vídeo com o resumo dos três dias:


O domingo foi dia de oficinas:12 para ser mais exato. Estas oficinas tomaram toda a manhã e parte da tarde das crianças. Do Bordado à Música, da Agitação e Propaganda, da Oficina de Audiovisual ao Teatro do Oprimido, as crianças aprenderam, se divertiram e, de modo lúdico, realizaram atividades que as fortaleceram enquanto indivíduos e integrantes de um corpo social, tomando consciência sobre o seu lugar, o seu protagonismo na sociedade atual. No final do dia, todas as oficinas compartilharam os seus respectivos trabalhos com todos os presentes.

A segunda-feira, último dia, foi dia das crianças se despedirem da escola que tão bem as acolheu e seguirem em direção ao ato político na SEE, com a presença do Secretário Estadual da Educação, José Renato Nalini. No anfiteatro da Secretaria, as crianças deram um exemplo de cidadania e leram o manifesto elaborado por elas no sábado, além de apresentarem os demais trabalhos realizados durante as diversas oficinas.

No final, uma encenação, fruto da oficina de Teatro do Oprimido, encerrou o V Encontro Estadual das Crianças Sem Terrinha de São Paulo.

Que venha o Encontro Nacional!

Fotos do V Encontro:

Brincadeiras:







Mística e Marcha












Almoço


Construindo o Manifesto:











Oficina de Música


Oficina de Teatro do Oprimido



Oficina de Jogos Teatrais



Oficina de Audiovisual



Oficina de Contação de História




Oficina de Contação de Piadas


Oficina de Bordado



Oficina de Xadrez



Oficina de Confecção de Cadernos






Oficina de Mamelungo




Oficina de Agitação e Propaganda



Roda de Capoeira



Apresentação das Oficinas

Agitação e Propaganda

Bordado

Música

Teatro do Oprimido

Contação de Piadas

Adicionar legenda


Educadores homenageados


Apresentação de Palhaços







Festa e Bolo





Sem Terrinhas na SEE












Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...