Páginas

domingo, 8 de julho de 2018

A meganhagem glamourizada e midiática que age acima da democracia!



O artigo abaixo, de autoria de um agente da PF, publicado no Jornal do Brasil, é apenas um sinal do retrocesso que o Brasil sofreu de 2013 para cá. Aliado aos interesses de uma mídia empresarial, hegemônica e representante de interesses estrangeiros, setores do aparelho de Estado, notadamente parte do judiciário, MP e PF se uniram a um movimento que rebaixou os preceitos e garantias constitucionais e rebaixou a prática política para operacionalizar um golpe contra os governos do PT e contra um projeto nacional de desenvolvimento.

O clima de desarranjo social, moral e institucional criado, gera ventos de um proto-fascismo que se alimenta de uma glamourização perigosa da meganhagem e do culto a figuras públicas anti-democráticas que prometem um futuro 'linha-dura' guiado por um líder salvador. Linha dura contra os fantasmas genéricos da 'corrupção' e da 'bandidagem', que sabemos seletivos, que na verdade é contra tudo aquilo que seus líderes e seguidores abominam: pretos, pobres, gays, feministas, presidiários, esquerdistas ou qualquer outro grupo que ache ou pregue que a democracia, a diversidade e os direitos humanos são o único caminho do progresso.

Vivemos um período perigoso e urge uma unidade democrática e progressista.

Artigo publicado no Jornal do Brasil de autoria do agente da PF Sandro Araújo

Imagens de carros importados pretos com letras douradas com policiais federais uniformizados no mesmo padrão, cumprindo suas missões, seja na Lava Jato, seja na Calicute ou outra operação com nome pitoresco tornaram-se ícone no país. Isso é fato. 


Por trás do glamour das missões rocambolescas, porém, o que não se mostra é a rotina de ódio, assédio moral e falta de espírito de corpo que atinge a esmagadora maioria dos policiais federais de todo o Brasil. Sob o manto de uma das instituições mais respeitadas, esconde-se outra realidade: o atraso, o anacronismo e a hostilidade. Não por acaso, um terço da corporação sofre de depressão e outros problemas psiquiátricos. Um ambiente emocionalmente insalubre. 

Sonho de muitos, a carreira policial federal, ao contrário do que o imaginário midiático induz a acreditar, agoniza. De um lado, agentes, escrivães e papiloscopistas lutando por uma carreira única, que insira a Polícia Federal brasileira no rol das polícias investigativas do mundo desenvolvido. De outro, delegados lutando de forma encarniçada para serem chamados de “Excelência” e para manterem o status quo como carreira jurídica que não existe em nenhuma outra polícia do mundo. Delegado de Polícia Judiciária dentro do Poder Executivo é uma aberração bem à brasileira. 

As pirotecnias das operações com nomes chamativos envelopam os erros de investigação que chegam a nível preocupante. Um número superlativo de pessoas teve sua vida destruída por prisões preventivas ou temporárias sem nenhuma base legal. O caso mais notável foi a prisão, absolutamente sem provas, do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luís Carlos Cancellier de Olivo, que o levou ao suicídio dias após sua soltura. 

O número de ações por dano moral, após prisões equivocadas, só aumenta e ninguém dentro da instituição é responsabilizado. No caso do reitor, a delegada que coordenou a investigação foi promovida a Superintendente Regional em Sergipe, após o erro crasso. Em outro caso que virou referência dentro da própria PF, um agente foi preso, levado para um presídio de segurança máxima, deixado lá por três semanas. Solto por habeas corpus, teve sua ação trancada por ausência de justa causa e, passados quase dois anos, jamais foi ouvido por alguma autoridade da Polícia Federal, do Ministério Público ou mesmo do Judiciário. 

O fato é que um policial de campo, seja um agente, escrivão ou papiloscopista leva pouco tempo entre a alegria de ser aprovado em um dos concursos públicos mais difíceis e concorridos do país e a frustração de perceber que grande parte do glamour dessa polícia tão importante para a República não passa de mero marketing governamental.

Nenhum comentário:

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores