Páginas

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Construção sobre as nascentes do córrego Antártica: Ribeirão Preto é refém da especulação imobiliária e o meio ambiente é desprezado.

Ribeirão Preto é uma cidade dominada pelo poder financeiro. As empreiteiras dominam os principais gabinetes do Palácio Rio Branco ( a Casa Civil, a Secretaria de Governo e a sala do (a) Prefeito) além da Câmara de Vereadores.

Temos uma cidade sem planejamento, sem um zoneamento urbano adequado e sem nenhum projeto que sequer resvale em um plano de cidade que ao menos vislumbre o combate às desigualdades e à preservação ambiental.

A especulação imobiliária desenfreada causa danos ambientais e convive com um dos maiores índices de favelização do país nos últimos 25 anos.

Temos a "zona sul" dos bacanas e o domínio total de qualquer área urbana que sirva aos interesses da especulação imobiliária. Não importa se nos locais de interesse possam estar passivos ambientais importantes.

O restante dos bairros (os bairros populares), onde os especuladores não têm interesse, estão abandonados em todos os sentidos.

Em uma cidade onde o meio ambiente é desprezado e que tem pouquíssima cobertura vegetal, sofre o Aquífero Guarani e sofrem os córregos urbanos.

Se já não bastasse a poluição e a construção desenfreada (até de lixões) nas áreas de recarga do Aquífero, a cidade entrega para as empreiteiras duas áreas que deviam ser protegidas, já que são áreas de nascente de córregos: a imensa área onde nasce o córrego dos Catetos, entre a Costábile Romano e Arnaldo Vitaliano (que deveria ser um imenso parque municipal de proteção ambiental), e a área de nascente do córrego Antártica (no Monte Alegre).

Os nossos queridos políticos embalados pelos poderosos interesses do capital parecem dizer ao povo: "Vamos acabar logo de uma vez com esse líquido impertinente que só nos atrapalha: a água".

2016 é ano de eleição municipal. Que cidade queremos para o futuro, esta de joelhos para a especulação ou uma cidade que enfrente interesses em busca de uma maior qualidade de vida com diminuição das desigualdades?

Com a resposta o povo!

Ricardo Jimenez e Marcelo Botosso - Equipe O Calçadão


Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...