Páginas

sábado, 2 de novembro de 2019

Sônia Guajajara denuncia assassinato de liderança indígena, no Maranhão

TI Araribóia, na região de Bom Jesus das Selvas ,no Maranhão.



Em sua conta, no Instagram, a coordenadora da Apib (Articulação dos Povos Indigenas do Brasil), Sônia Guajajara, denunciou a morte do Guardião da Floresta, Paulino Guajajara. Paulino foi emboscado por madeireiros na terra indígena Araribóia, na região de Bom Jesus das Selvas, no Maranhão. 



Além da morte de Paulino, os madeireiros feriram gravemente líder indígena Laércio Souza Silva . 


O Conselho Indigenista Missionário (CIMI), em 2019, de acordo com dados parciais do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, somente em 2019 ocorreram 160 invasões possessórias, exploração ilegal de recursos naturais e danos diversos ao patrimônio”.

De acordo com o Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, de 2018,  a principal motivação para as invasões é disponibilizar estas terras para a exploração pelo agronegócio, pelas mineradoras, pelas madeireiras, dentre outros segmentos. 

Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular do Maranhão enviou equipes para apurar o caso e proteger os ameaçados, junto com a Secretaria de Segurança Pública.



Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...