Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Políticos, jornalistas e artistas estranham e questionam obstrução judicial sobre as gravações da portaria pelo Presidente da República




Políticos, jornalistas e até artistas como Zélia Duncan estranharam a atitude de Jair Bolsonaro de pegar a gravação em que "um Jair" atende o interfone e autoriza a entrada de um dos assassinos da socióloga e vereadora Marielle Franco (PSOL/RJ).


Jornalistas, independemente da linha editorial com a qual trabalham, questionaram a atitude do Presidente. Para o jornalista José Simão, da Folha de São Paulo, há uma sequência lógica na interceptação da gravação:

Já para o jornalista Leonardo Attuch, da Isto É Independente, a questão é mais profunda. Ele questiona o sumiço do ato presidencial das  principais páginas jornalísticas do país. Para Attuch há uma blindagem por parte da imprensa ao Presidente com a intenção de dar prosseguimento à entrega do país ao capital estrangeiro:


Políticos da oposição também não se conformam com a obstrução judicial confessada por Jair Bolsonaro. Para a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), autoridades precisam reagir à confissão feita pelo chefe do poder executivo, no caso Marielle:


Marcelo Freixo, deputado federal (PSOL/RJ), entende que o roubo do áudio pelo pslista é uma estratégia para retirar as investigações do MP e da Polícia Civil do Rio de Janeiro e trazê-la para as próprias mãos. Algo como o suspeito investigando a si mesmo, a própria suspeição:


Erika Kokay, deputada federal (PT/DF) lembrou que esta não foi a primeira vez que Bolsonaro obstruiu a justiça para preservar a si ou a sua família e cobra ações do Ministério Público Federal e do Superior Tribunal Federal:



o ex-deputado Jean Wyllys (PSOL/RJ), que teve de abrir mão de seu mandato e exilar-se no exterior após sofrer ameaças de morte da milícia carioca, relatou em seu twitter, em seu blogue, que o Presidente irá adulterar o áudio, "de modo a se safar".


Por fim, não relacionado às gravações  mas ao caso, o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, acusa o MP/RJ  de ocultar documentos  sobre  da ligação de Bolsonaro com o assassinato de Marielle Franco:


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...