Páginas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

MST 37 anos, a luta é pra valer!

 

Deputada estadual Márcia Lia (à direita).
Fotos: arquivo mandato Márcia Lia


Por Márcia Lia

Em 1984 o Brasil completava 20 anos sob o pesadelo da ditadura militar e ia às ruas para pedir a volta das eleições diretas e o restabelecimento da democracia. No campo, cresciam as ações de resistência ao trabalho escravo e à violência contra os trabalhadores. De resposta, o Estado só sabia reprimir e replicar os interesses dos latifundiários. Nesse clima nasceu o MST, para organizar os trabalhadores que queriam permanecer no campo, que queriam produzir e que queriam ter voz na política. Que queriam pertencer à Nação em que nasceram. 


De lá para cá são 37 anos de uma história que mudou a relação do Brasil com seu próprio solo. O MST hoje é sinônimo de luta, de resistência e de vitórias, valorizadas por cada hectare de alimentos plantados e colhidos de norte a sul do Brasil. Não é uma luta fácil; muitos trabalhadores já foram mortos covardemente na luta, chacinas de trabalhadores marcam o MST, que agora completa mais um ano. 

E renovamos, como a cada aniversário, nosso apoio aos trabalhadores que estão no campo e na defesa na justiça social, quer seja semeando o alimento, formulando legislação ou defendendo os interesses dos trabalhadores onde quer que se tenha de defendê-los. Seguiremos lado a lado, porque o que nos une é o que nos fortalece: o desejo de justiça e de liberdade.

Márcia Lia é deputada estadual estadual pelo Partido dos Trabalhadores/SP

O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e, durante a pandemia de corona vírus já doou mais de 4000 toneladas de alimentos saudáveis às famílias em situação de vulnerabilidade, produzidos em seus assentamentos/acampamentos de reforma agrária.



Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...