Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

 A nova fase laranja do Estado de SP

 O Estado de São Paulo rebaixou novamente a região de Ribeirão Preto (e outras 6 regiões) da fase amarela para a fase laranja do Plano São Paulo de retomada da economia (agora são 10 regiões nessa fase). O prefeito Duarte Nogueira acatou todas as decisões e seguirá o Plano. 

            Na prática, pouco muda ou nada muda. A caracterização de cada uma das fases do Plano com os estabelecimentos e horários que podem funcionar mudou ao longo do tempo. Quando foi anunciado no fim de maio de 2020, o Plano SP era um pouco mais rigoroso, mas com o passar dos meses, o cansaço da população e as enormes pressões do capital econômico, o Plano SP foi flexibilizado e agora há pouca diferença entre as fases amarela e laranja.

Naquele primeiro momento, a fase laranja NÃO permitia abertura de bares e restaurantes, academias, barbearias e salões de beleza. Pelas novas regras da fase laranja, restaurantes podem funcionar com capacidade reduzida (até 40%) e com horário limitado (8h/dia até às 20h). Bares teoricamente continuam proibidos, mas podem funcionar como se fossem restaurantes, ou seja, podem atender as pessoas em mesas respeitadas as regras de distanciamento, só não poder atender pessoas no balcão. Academias, barbearias e salões de beleza foram considerados serviços essenciais e agora podem funcionar durante 8h/dia até no máximo às 20h também com capacidade reduzida (40%).

Pelas regras iniciais da fase laranja, shopping (sem praça de alimentação), o comércio e demais serviços só eram permitidos funcionar durante 4h/dia com apenas 20% da capacidade. Pelas regras atuais da fase laranja shopping (com praça de alimentação seguindo regras de restaurantes), o comércio e demais serviços podem funcionar durante 8h/dia com apenas 40% da capacidade.

Em suma, pouco ou nada muda, principalmente se pensarmos que praticamente não há fiscalização. Agora o que muda é a situação dos hospitais (vide Manaus): é certo que a epidemia continua se expandindo e o vírus continua matando e, muito em breve, a situação tende a piorar bastante.

P.S. Em tempo, a ignorância também muda. Ela parece se expandir assim como uma epidemia. 


 

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...