Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2021

Movimentos Sociais, Sindicatos e Partidos de Esquerda se mobilizam em Ribeirão por Vacinação Já, Fora Bolsonaro! e Volta Auxílio! Emergencial!

 

Cerca de 50 carros participaram da carreata neste domingo (31).
Fotos:Filipe Augusto Peres

Além das pautas nacionais, a atitude negacionista do governo de Duarte Nogueira foi criticada por pelos manifestantes presentes durante a carreata

Neste domingo (31), chamada pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo aconteceu a segunda carreata nacional em um período de duas semanas "Fora Bolsonaro!, Vacinação Já! Volta Auxílio Emergencial!". Em Ribeirão Preto, cerca de 50 carros percorreram bairros como Avelino Palma, Simioni, Quintino, Valentina Figueiredo, Geraldo Correia de Carvalho, Jardim Jandaia, José Sampaio, Alexandre Balbo, Heitor Rigon entre outros.


Para João Braz, Presidente do PSOL de Ribeirão Preto, as pautas Fora Bolsonaro!, Vacinação Já! e Volta Auxílio Emergencial serão pautas permanentes da esquerda. Para o presidente municipal do Partido Liberdade e Socialismo de Ribeirão Preto, no município, as ações do governo Nogueira são muito preocupantes e propõe uma frente de esquerda contra o governo psdbista.

Para João Braz, as ações do governo Nogueira frente a pandemia de covid-19 são preocupantes.

Jorge Roque, Presidente do PT/Ribeirão Preto criticou o negacionismo intencional com que o governo Bolsonaro lida com a crise sanitária e a pandemia de covid-19 que o Brasil atravessa:
"O Brasil está de novo mantendo uma média altíssima diária de mortes e o governo, ao invés de dar uma solução, fica tergiversando, fala de cloroquina até hoje, fala que a pandemia está acabando e não dá solução para os problemas. Nós vimos o que aconteceu em Manaus e não é só o que aconteceu em Manaus: no Pará, em Rondônia, e no que está se espalhando em todo o Brasil". 

Roque ainda lembrou que Bolsonaro já cometeu vários crimes de responsabilidade que justificam o seu impeachment e reforçou a necessidade de volta do Auxilio Emergencial.
"Por isso que uma das questões essenciais para o país, hoje, é o Fora Bolsonaro! Nós só vamos resolver o problema da pandemia se o Bolsonaro for derrubado. Crime de responsabilidade não falta. Da Dilma não tinha. Do Bolsonaro tem aos montes. No país, hoje, 30 milhões de brasileiros estão vivendo a extrema pobreza. O Bolsonaro diz que não tem dinheiro para pagar o Auxílio Emergencial. Mentira. O primeiro foi o parlamento quem deu, não foi o Bolsonaro. Nós temos que lutar de novo pela volta do Auxílio Emergencial para as pessoas poderem sobreviver durante a pandemia". 

Para Jorge Roque (PT), convocar volta às aulas presenciais com quase 100% dos leitos ocupados é convocar a população para a morte.

E criticou, na mesma medida, o negacionismo, do governo municipal de Duarte Nogueira que, mesmo com os hospitais com quase 100% de leitos ocupados e uma média de mortes por 100.000 habitantes acima da média nacional insiste na volta às aulas presenciais no próximo dia 8 de fevereiro.
"Não pode ter volta às aulas. Ribeirão Preto possui quase 100% dos leitos ocupados. Nós vamos ter volta às aulas? Isso é convocar a população para morrer. Então, estamos aqui para lutar em defesa da vida, em defesa do emprego e em defesa da renda das pessoas"

O covereador Paulo Honório (PT), do Coletivo Popular Judetti Zilli, destacou que a carreata começou no momento em que o governo Bolsonaro assumiu.
"Na verdade, ela começou quando o Bolsonaro foi eleito porque desde de lá nós já sabíamos que este governo era um governo de morte que traria muita desgraça para o povo brasileiro. Esta situação só se agravou agora com a pandemia e ele se aproveitou da pandemia para piorar ainda mais a situação. Esta carreta é só a consequência do que a gente já sabia o que iria acontecer e, agora, a gente espera que o Congresso, os políticos, a sociedade se mobilize cada vez mais para tirar esse carrasco da presidência da República e nós podermos voltar, no mínimo, a ter um pouco de tranquilidade para enfrentarmos esta pandemia, esta situação econômica e toda a situação de injustiça social que estamos passando".  

O covereador Paulo Honório (PT) entende que o impeachment de Bolsonaro é necessário como política de saúde pública.

O vereador Ramon Faustino (PSOL), do Coletivo Ramon Todas as Vozes, destacou a importância de a sociedade civil de Ribeirão Preto participar de atos como a carreata para derrubar o governo de Jair Bolsonaro como forma de garantir uma política sanitária que combata a crise sanitária agravada pela pandemia de covid-19.
"É importante que a cidade participe, integre os movimentos sociais, os sindicatos, os partidos, e construa uma frente ampla que consiga pautar a necessidade da vacina de forma ampla para a sociedade. A gente sabe que este governo é muito irresponsável, tem uma postura negacionista, um discurso que fortalece as fake news contra a vacina e acaba promovendo uma política de morte. É necessário defender a importância da vacina. Hoje o "Fora Bolsonaro" é importante o para derrotar este projeto.

Ramon também chamou atenção para a pauta local do retorno às aulas e como que esta pode colapsar ainda mais o sistema de saúde municipal, estadual e federal.
 "Agora, com esta pauta mais recente da volta às aulas, é importante, também, agregar esta pauta e trazer que a gente não tem condições de aglomerar as pessoas em um cenário de aumento da pandemia, de aumento dos contatos. A cidade de Ribeirão está, atualmente, com praticamente todos os leitos ocupados, foi rebaixado para a fase vermelha. Então, tanto no nível federal, como no estadual e no municipal nós temos visto este negacionismo e políticas que não têm sido corretas em relação ao isolamento social. 

O vereador Ramon Faustino (PSOL), acompanhado do coletivo Ramon Todas as Vozes, criticou a volta às aulas sem a disponibilização da vacinação para a população.

O vereador psolista ainda criticou diretamente o atual prefeito Duarte Nogueira (PSDB) pela volta às aulas e reafirmou que esta só pode ser retomada presencialmente com a população devidamente imunizada.
"Nogueira atende aos interesses dos empresários. Abriu a cidade em datas comemorativas e quer voltar às aulas, agora, no dia 8. Nós precisamos defender a volta às aulas, somente em um outro período, quando a cidade não estiver com esta crise sanitária grave e com a vacina. Os professores precisam ter prioridade também. É importantíssimo a gente integrar, também, as pautas: Vacinas Já, para todos!, o Fora Bolsonaro!, porque ele cometeu crimes contra a saúde pública e a responsabilidade em relação às escolas, à educação, e à vacina. A volta às aulas só com a vacina".

Dirigente Estadual do MST, Neusa Paviato, destacou que a carreata que ocorre em Ribeirão Preto ocorreu em todo o país pela segunda semana consecutiva. Para a militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o país já enfrenta o maior desemprego desde o fim da ditadura civil-milita e com o fim do Auxílio Emergencial esta crise se aprofundará.
"Por isso é Fora Bolsonaro! Vacinação Já!, Volta Auxílio Emergencial!" 

Neusa Paviato lembrou que o país passa pela maior crise de desemprego desde o fim da ditadura civil-militar.

Participaram da 2° Carreata Fora BOLSONARO RP:

CUT, CSP Conlutas, Frente Brasil Popular, Sindfisco, Sindsaude, Mandato Duda Hidalgo, Mandato todas as Vozes, Coletivo Popular Judetti Zili, UP, PT, PSOL / Resistência/ Primavera/ MES, PCB, Adusp, MST, Movimento estudantil da USP/Juntos, Sindicato dos Servidores Municipais, Apeoesp, UP, Travessia Sindical, MPJ em Disparada, Sindicato Regional Dos Servidores de Pontal, Sindiquinze, Sinsprev, MMML - Movimento de Mulheres em Luta, Sindicato dos Frentistas, SJSP-Sindicato dia Jornalistas Profissionais do estado de SP, Judiciário Estadual.

Mais fotos:
















Caio Cristiano (Sindicato Municipal dos Servidores de Ribeirão Preto, Jardinópolis e Guatapará)


Juntos: Luiza Gonzales.


Jabá (PCB)

Vereadora Duda Hidalgo (PT)




















Annie Hsiou e Estevan Martins


Cláudia e Paulo



Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...