Páginas

sábado, 13 de março de 2021

8 anos de Francisco: nós o ouvimos?

 



Em 13 de março de 2013 o cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito como Papa Francisco. Um Papa que busca recolocar no radar da Igreja as "periferias" geográficas e existenciais. A Igreja de Francisco é a de portas abertas para abraçar principalmente os excluídos, os que sofrem e os injustiçados.

Francisco retoma uma Igreja mais próxima dos ideais do Concílio Vaticano II e se distancia do conservadorismo de Bento 16.

Francisco crítica duramente a sociedade capitalista, individualista, excludente e concentradora de renda. Busca caminhar no sentido da construção de um mundo mais justo e de convivência pacífica, política e religiosa.

Francisco defende o meio ambiente, a "Casa Comum", com os povos originários, como os povos da Amazônia.

Francisco, em 2019, propôs, de maneira inédita, a construção de propostas de reformas econômicas, contando com a colaboração de economistas prêmio Nobel e críticos do neoliberalismo como Amartya Sem e Joseph Stiglitz. Uma economia inclusiva e que garanta o bem-estar de todos.

Por fim, Francisco nos convida a integrar uma forma solidária, misericordiosa e transformadora da nossa realidade. É um líder que coloca a verdade às claras e enfrenta as mazelas da nossa atualidade.

Precisamos ouvir mais Francisco e que o seu pontificado de frutos e a Igreja que faz a opção pelos pobres volte a estar presente nas periferias onde o povo trabalhador está.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...