Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2024

8M: Mulheres Sem Terra realizam ato no Banco do Brasil de Ribeirão Preto

 

Mulheres em ato em Ribeirão Preto
Fotos: Filipe Augusto Peres


Assentadas e acampadas exigem acesso justo ao crédito agrícola e financeiro

Integrando a Jornada Nacional de Lutas, tendo como lema ”Lutaremos por nossos corpos e territórios. Nenhuma a menos”.,nesta sexta-feira (8), mulheres Sem Terra realizaram uma ação em frente ao Banco do Brasil exigindo acesso justo ao crédito agrícola e financeiro.

A ação destacou a carga de trabalho superior das mulheres à dos homens quando somadas as horas dedicadas ao trabalho doméstico, assim como a  importância das mulheres assentadas no papel da geração de trabalho e renda no campo; na produção de alimentos saudáveis; na preservação do meio ambiente, bem como sua condição de trabalhadora que desde muito jovem assume condições de cuidados com a família.

O objetivo da atividade movimento é exigir condições mais justas às assentadas e acampadas da reforma agrária. 

Entre as demandas exigidas, destacam-se a  ampliação do PRONAF Mulher; a desconsideração de dívidas contraídas pelos homens da Unidade Familiar, de modo que estas não sejam obstáculo ao crédito; diálogo transparente com bancos, mantendo canais de diálogo abertos, esclarecendo quais linhas de crédito estão disponíveis para as mulheres assentadas,  garantindo um acesso justo e igualitário;  desburocratização no acesso ao crédito, além da ampliação de fundos não reembolsáveis para atividades coletivas lideradas por mulheres na produção de alimentos saudáveis em áreas de reforma agrária, promovendo o desenvolvimento sustentável. 


Lema deste ano

Durante a atividade, um ofício com a pauta das mulheres foi entregue à gerente da agência e alimentos saudáveis, fruto da reforma agrária popular, foram distribuídos às pessoas que transitavam pelo banco.

Mulheres distribuíram alimentos livres de agrotóxicos.

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...