Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2024

Ribeirão Preto não tem dados discriminados referentes às enchentes e alagamentos ocorridos no município

 

Imagem de alagamento em Ribeirão Preto.
Imagrm: Prof. Felipe Souza

De acordo com a Guarda Civil Metropolitana, falta efetivo para elaboração de planilhas que possam discriminar os dados

Após a chuva de 1º de fevereiro, que causou diversos transtornos e prejuízos à classe trabalhadora de Ribeirão Preto, o Blog O Calçadão entrou junto à Secretaria da Defesa Civil, ligada à Secretaria Municipal da Casa Civil com o pedido de Lei de Acesso à Informação referente à totalidade dos dados referentes às enchentes e alagamentos ocorridos no município de Ribeirão Preto desde 1 de janeiro de 2017 até 20 de fevereiro de 2024. 

O blogue pediu que os dados fossem discriminados por ano, região e bairro a fim de ter um entendimento de contexto mais detalhado sobre onde ocorrem os principais casos de enchentes e alagamentos e, desse modo, saber quais foram as populações mais atingidas ao longo dos dois mandatos do atual prefeito Duarte Nogueira (PSDB-SP). 

Em resposta ao pedido, a Guarda Civil Metropolitana informou que assumiu a coordenação da Defesa Civil por meio do Coordenador Tiago Caldeira em 2021, ficando responsável pelos atendimentos da DC e registrá-los em relatórios diários das viaturas e do Cecom. Estes dados, mais gerais, estão disponibilizados no site da GCM.  

Falta de Efetivo

Entretanto, de acordo com a resposta oficial, O Calçadão não teve o seu pedido atendido em sua totalidade "pois a GCM não possui efetivo suficiente para a elaboração da planilha citada".  

Os dados gerais informados

Os dados disponibilizados mediante transparência ativa pela Guarda Civil Metropolitana dão conta de que entre 2017 e 2023, a guarda civil forneceu apoio à Defesa Civil em 1878 casos. Entretanto, 78% destes atendimentos foram realizados nos anos de 2022 e 2023, sendo 1107 realizados em 2023 e 361 em 2022. Entre os anos de 2017 e 2021, o número total de apoio à Defesa Civil totalizou 410 ocorrências, o que dá uma média de 82 por ano.


Veja a resposta fornecida pela Guarda Civil Metropolitana



Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...