Páginas

terça-feira, 7 de abril de 2020

DOCUMENTÁRIO PEDRO XAPURI: O HOMEM QUE ABRAÇAVA ÁRVORES.

Pedro Xapuri posa sob a aceroleira em sua casa, em Restinga, conquistada mediante a luta por uma reforma agrária de caráter popular.
Foto: @filipeaugustoperes


Dica de filme durante a quarentena

Por Frederico Daia Firmiano

O documentário “Pedro Xapuri: O Homem Que Abraçava Árvores”, sobre a vida e histórias de Pedro Xapuri está disponível na internet pelo Youtube (link disponível no rodapé). O documentário dirigido por Frederico Daia Firmiano com roteirização de Maria Eduarda Andrade foi um projeto acadêmico financiado pelo PAEX realizado em conjunto com discentes do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos. 


O filme mostra “Seu” Pedro, personagem que nasceu em Jaguaretema, no Ceará, em 1945 e, aos 32 anos foi para o Acre, em busca de melhores condições de vida. Em Xapuri, construiu um vínculo intenso com Chico Mendes, assassinado em 1988 por latifundiários.

Após a morte de seu companheiro de luta, Pedro Xapuri mudou-se para o interior de São Paulo, seguindo a luta pela terra e pela reforma agrária até estabelecer-se no assentamento 17 de Abril, localizado em Restinga, município próximo à Franca, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

Além  desuas histórias, o filme conta com entrevistas de mulheres que rodeiam a vida de Seu Pedro. Sua esposa, Maria Alberina e suas companheiras de luta, Kelli Mafort e Neusa Paviato foram o alicerce para a construção da narrativa na perspectiva externa, expondo olhar de quem convive com o personagem.

Kelli Mafort, da Coordenação Nacional do MST.

As gravações foram feitas em Restinga e Ribeirão Preto em 2017 e 2018. O filme se tornou porta-voz das histórias memoráveis de Pedro Xapuri. Veja o documentário no YouTube clicando sobre link abaixo:

Nenhum comentário:

Minha Casa Minha Vida é a garantia de moradia digna para o povo brasileiro - Alexandre Padilha

Uma casa é como um santuário para as famílias, e o compromisso do governo Lula é garantir acesso à moradia digna para todas as famílias ...