Páginas

sábado, 2 de junho de 2018

Fala, Presidenta: "Deram o golpe para entregar o petróleo"

Tínhamos petróleo e refinarias próprias,
caminhávamos para a autossuficiência!
A Presidenta Dilma deu, em Curitiba, após sair de sua visita ao Presidente Lula, uma aula sobre como o golpe armou para barrar uma política que conduzia o Brasil à autossuficiência em petróleo e derivados e sucatear e privatizar a Petrobrás.

Ao descobrir o pré-sal e implantar o modelo de partilha, os governos do PT buscavam garantir que grande parte dos cerca de 80 bilhões de barris de petróleo da camada pré-sal estivessem à disposição da Petrobrás.

Ao investir em refinarias, que chegaram a trabalhar com 75% da capacidade instalada, os governos do PT buscavam inverter a lógica que marcam países exportadores de petróleo cru e desenvolver a capacidade do Brasil em refinar seu petróleo produzindo derivados para o mercado interno e para exportação.

"Diziam, à época, que nós não seríamos capazes de explorar o pré-sal. Fizemos um grande esforço e hoje nossa produção no pré-sal é superior à produção no pós-sal. Outro esforço foi o de construir a possibilidade de refinar o petróleo aqui no Brasil", relembrou Dilma.



Outra iniciativa foi buscar incentivar a indústria petroquímica, a indústria naval e a prospecção de petróleo com participação de conteúdo local, desenvolvendo a tecnologia e a indústria nacional. Além disso, a legislação do petróleo previa um fundo com parte das divisas para financiar a educação e a saúde públicas nas próximas décadas.

"Inventaram que a Petrobrás estava quebrada para reduzirem a produção de nossas refinarias e voltar a importar derivados com a dolarização dos preços", disse Dilma.

"O mercado do petróleo não está ligado diretamente na lei da oferta e procura. O preço tem um grande peso geopolítico envolvido", ensinou.

As multinacionais do petróleo, que atuam de maneira geopolítica ligadas aos interesses monopolistas do 'mercado' e dos países mais ricos, jamais se conformaram com o projeto do Brasil de se transformar em um player sul-americano autossuficiente em petróleo, capaz de exportar derivados e ter uma parque industrial e tecnologias próprias.

O projeto golpista, estabelecido em 2016 no desgoverno Temer/PSDB, é um projeto entreguista e atrelado aos interesses estrangeiros.

A atuação de Pedro Parente na Petrobrás foi feita para capitalizar os rentistas acionistas da Petrobrás e para entregar o setor petrolífero brasileiro para as multinacionais estrangeiras, encerrando um projeto nacionalista iniciado em 2009 no governo do Presidente Lula.

Uma política que dolarizou os preços e afetou a vida do trabalhador brasileiro.

A luta contra o golpe se dá também na defesa da Petrobrás e do petróleo do pré-sal.

Blog O Calçadão


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...