Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Sônia Guajajara realiza palestra na USP

Sônia Guajajara durante evento na USP
Fotos: Filipe Peres

A pré-candidata à vice-presidente Sônia Guajajara (PSOL) esteve, ontem, quarta-feira, 13, em Ribeirão Preto concedendo entrevista à imprensa local e realizando palestra na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de São Paulo.


Durante a sua fala na USP, Sônia chamou atenção para a sua militância à causa indígena e condenou o modelo predatório de exploração dos recursos naturais.

A primeira pré-candidata indígena à uma eleição presidencial destacou o extermínio dos povos indígenas desde à época da colonização até os dias atuais. Só durante a ditadura estima-se que entre 8000 e 80.000 indígenas foram mortos.

Guajajara também denunciou a intenção do congresso golpista de mudar a lei que trata da legalização da exploração dos territórios: " O artigo da Constituição Federal diz que é considerado território indígena aquele que é ocupado pelos indígenas. A proposta que está tramitando diz que é considerado território indígena aquele que comprovar a presença física desses povos naquele lugar, naquele espaço, no dia 5 de outubro de 88"

Veja um trecho de sua fala na USP:



Outra questão abordada por Sônia foi o PL que transfere a responsabilidade de demarcação de terras do executivo para o legislativo. Na prática significa dar aos ruralistas o direito de demarcação das terras.

O auditório da Filosofia lotou.

A liderança erança ressaltou a importância de disputar o espaço de poder dentro do Estado, via eleições. Para a maranhense, os movimentos sociais precisam ter uma representação maior no legislativo, de uma bancada que defenda os interesses seus interesses. Entretanto, Guajajara reforçou a importância dos movimentos sociais na luta por políticas que atendam às reivindicações das camadas populares.

Sônia Guajajara também concedeu uma extensa entrevista ao Blogue O Calçadão que será publicada em breve por este blogue.




Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...