Páginas

sábado, 30 de junho de 2018

CLT, pré-sal, previdência e SUS: os 4 objetivos de ouro do golpe!


O processo de redemocratização pós-ditadura civil-militar tem na Constituição de 1988 seu ponto alto.

A Carta de 1988, além de uma ampla proteção às garantias individuais e aos direitos humanos, traz em seu bojo o esboço de um Estado de Bem-Estar Social brasileiro.

Dentro desse esboço, dois pilares são fundamentais: a seguridade social (incluindo a previdência) e o SUS.

Existiam outros dois pilares anteriores à 1988 e que acabaram abraçados pela Constituição cidadã: a CLT e o monopólio do petróleo.

Exceto o monopólio do petróleo, quebrado em 1997, os outros pilares conseguiram, com alguns ferimentos, atravessar o período neoliberal de FHC.

No período Lula e Dilma (2003-2016) esses pilares voltaram a ser fortalecidos por um governo que conseguiu fazer a economia crescer e distribuir renda.


Mesmo com a ausência de reformas estruturais, necessárias e complexas, foram os governos Lula e Dilma que mais fizeram para tornar os pilares da Carta de 1988 em políticas públicas efetivas.

O próprio pilar do petróleo voltou a ficar de pé após Lula e Dilma criarem uma nova política para o pré-sal e apontarem um desenvolvimento industrial e tecnológico ligados a ele.

Olhando para esse pequeno apanhado histórico é possível perceber que os interesses geopolíticos e macro-econômicos do grande capital nacional e internacional, que vive de juros e necessita controlar os Estados nacionais, foram frustrados com a derrota eleitoral do PSDB em 2002 e as outras três vitórias petistas em 2006, 2010 e 2014.

E mais, Lula vivo e disposto a vencer mais duas eleições em 2018 e 2022.

Os pilares da Constituição de 1988 e um projeto nacional de desenvolvimento de longo prazo, personalizado em Lula, são profundamente incompatíveis com os interesses do neoliberalismo.

Não é preciso mais muita coisa para compreendermos os motivos do golpe de 2016.

Dado o golpe, são exatamente os quatro pilares básicos que estão sendo violentamente atacados: a CLT, o pré-sal, o SUS e a previdência.

Ao controlar o Estado nacional, o grande capital garante a extinção da CLT (e vai avançar sobre os serviços públicos), garante a entrega de 10 trilhões de dólares em reservas do pré-sal para as multinacionais do petróleo (e elimina o projeto industrial e tecnológico) e tenta consolidar a privatização do SUS e da previdência.

Com a privatização do SUS e da previdência, o Estado brasileiro pode destinar cerca de 1 trilhão de reais/ano para a rolagem e os juros da dívida pública, capitalizando os rentistas e, ao mesmo tempo, os planos privados de saúde e previdência terão 140 milhões de ex-usuários do SUS e de futuros beneficiados da previdência para vender seus produtos, como, por exemplo, os planos de saúde populares com franquia e co-participação, como acaba de aprovar a ANS do desgoverno Temer.

O SUS e a previdência serão privatizados se o golpe se mantiver no poder após as eleições de 2018.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...