Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Acampamento Izael Fagundes volta a ocupar a fazenda Lageado em Itaporanga, São Paulo


Foto: MST

Por MST

Os primeiros raios de sol desta sexta-feira de feriado (7) revelaram uma nova ocupação na lazenda Lageado, em Itaporanga (SP). Essa é a quinta vez que o MST entra na área de cerca de 400 hectares, localizada na região sudoeste paulista.


Atualmente, a fazenda é objeto de disputa judicial entre grileiros e o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva), num processo que se arrasta desde 2012 e aguarda definição do poder Judiciário para a efetivação do assentamento.

As forças conservadoras locais não querem permitir que a área pública se transforme em assentamento de Reforma Agrária. Mas o MST, em seus 34 anos de existência região sudoeste, sempre lutou e resistiu. E continuará em luta até transformar a fazenda Lageado numa terra que cumpra sua função social; num assentamento que produza comida saudável. Além da simbologia de transformar uma área da universidade em assentamento de Reforma Agrária, há um outro elemento importante nessa luta: se efetivado, o Izael Fagundes será o primeiro assentamento no município de Itaporanga.

"A conquista de um assentamento não beneficia somente quem luta pela terra. Ela transforma a vida de toda a população do município e da região e é justamente por isso que as forças conservadoras, representadas pelos poderes econômico e judiciário, combatem e criminalizam a luta pela Reforma Agrária. É necessária uma ação  contundente do Estado para efetivar a determinação de dois governadores", afirma Iriel Fagundes, da direção regional do MST.

As famílias voltam a ocupar a área e reafirmam que a fazenda Lageado segue sendo indevidamente utilizada por grileiros e que deve ser destinada à Reforma Agrária.

LUTAR, CONSTRUIR REFORMA AGRÁRIA POPULAR!

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...