Páginas

segunda-feira, 16 de março de 2020

Meio ambiente: você conhece os córregos e cursos d'água de Ribeirão Preto?



Dentro dos debates sobre a revisão do Plano Diretor da cidade, no que diz respeito às suas regulamentações e leis complementares, o Prefeito assinou nessa semana e enviará para a Câmara de Vereadores a proposta de novo Código Municipal de Meio Ambiente. Foram, segundo a Prefeitura, 12 audiências públicas com a participação de cerca de 500 pessoas além das análises dos conselhos municipais de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação. 

São 192 artigos que tratam de assuntos muito importantes para o interesse da cidade e dos seus cidadãos: os instrumentos de gestão ambiental que direcionam os licenciamentos ambientais, a fiscalização ambiental e as Zonas de Urbanização Específica, que requerem tratamento diferenciado de proteção ambiental. 

O Plano Diretor e suas leis complementares desenham o tipo de cidade queremos construir e por isso é fundamental a participação popular e dos movimentos sociais nas discussões que acontecerão na Câmara de Vereadores. 


Precisamos defender uma cidade organizada para as pessoas e para o desenvolvimento com inclusão e com equilíbrio ambiental. Temos na nossa cidade uma das mais importantes áreas de recarga do Aquífero Guarani e onde se localiza um dos mais importantes assentamentos rurais do estado de São Paulo. Temos a necessidade de aumentar as áreas verdes e cuidar melhor das já existentes. 

Temos áreas de cerrado e mata atlântica, como o Morro de São Bento e a mata de Santa Tereza. Temos que cuidar da questão da moradia em uma nova perspectiva de direitos sociais e de integração da cidade. Temos que investir em saneamento básico, tratamento de esgoto e recolhimento do lixo com coleta seletiva e política de reciclagem. 

E, de maneira especial, precisamos defender e valorizar os cursos de água da cidade, pertencentes à bacia do Rio Pardo. Por que não pensar em parques lineares ao longo desses cursos de água? Há várias pessoas que precisam viajar para fora do país para conhecer e desfrutar de espaços públicos construídos al longo de cursos de água urbanos. Por que não em Ribeirão Preto?

Conheça nossos cursos de água!

Córrego das Palmeiras: nasce na zona rural à leste da cidade e passa pelo bairro das Palmeiras, zona norte, área urbana além do anel viário. A região do bairro das Palmeiras é o sítio original de onde se iniciou Ribeirão Preto. 

Córrego "ribeirão Preto": nasce dentro do município de Cravinhos, passa pelo distrito de Bonfim Paulista e entra na cidade pela zona sul, passando pela avenida Jerônimo Gonçalves e pela Via Norte até desaguar no Rio Pardo. Ao longo do seu percurso, o ribeirão Preto recebe alguns afluentes. Conheça!

A margem direita do Córrego "ribeirão Preto" tem os seguintes afluentes: córrego Limeira (zona rural de Bonfim Paulista), córrego Retiro Saudoso (nasce na zona rural leste de Ribeirão Preto, oriundo de uma lagoa de afloramento de aquífero, percorre a avenida Francisco Junqueira após percorrer a Celso Charuri e a Maurílio Biagi, tendo como afluente o córrego dos Catetos, que nasce próximo à região do parque Curupira. Também há como afluente o córrego da Pedreira, hoje canalizado) e córrego Tanquinho (nasce na zona leste da cidade, próximo ao Interlagos, e percorre a avenida Barão do Bananal até a via Norte). 

A margem esquerda do Córrego "ribeirão Preto" tem os seguintes afluentes: córrego Tamburi (zona rural de Bonfim Paulista), córrego Serraria (próximo à mata de Santa Tereza), córrego Monte Alegre (próximo à Câmara Municipal), córrego Laureano (Vila Virgínia), córrego Antártica avenida Antônio e Helena Zerrener), córrego dos Campos (nasce próximo à USP, no bairro Paulo Gomes Romeu, na zona oeste) e o córrego Macaúbas (zona rural norte da cidade).

Se você conhece outros córregos ou cursos d'água ou quer fazer alguma correção nas nossas informações envie mensagem no nosso whatsapp 16993022958

Blog O Calçadão

Um comentário:

Susan disse...

Muito boa matéria. Andamos por aí e nem percebemos nossos córregos. ❤💚

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...