Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Operação Catilinárias e o golpismo Dick Vigarista!


Esse artigo é mais para fazer indagações do que qualquer outra coisa.

A pedido do Procurador-Geral da República, o STF autorizou a chamada Operação Catilinárias da PF contra Eduardo Cunha e figurões do PMDB. Dizia Cícero, o romano, há 2 mil anos: 'até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência'. Significa, então, que Janot decidiu agir diante dos inúmeros abusos de poder de Cunha?

Não sei. A operação não afasta Cunha da Presidência da Câmara, apenas realiza uma blitz de busca e apreensão atrás de provas na esteira da Lava Jato. Ela se realiza dois dias depois do fracasso das manifestações pelo impeachment e um dia após o editorial de O Globo jogando literalmente Cunha ao mar. Mesmo não afastando diretamente, essa operação desgasta ainda mais Cunha e coloca sua condição na berlinda.

Cunha se tornou um fardo ao golpismo e agora estão arranjando um jeito de colocá-lo de lado? Ou as investigações são mesmo a sério?

O ex-Ministro Ciro Gomes acredita na operação Lava Jato, apesar de algumas críticas à conduta do seu juiz responsável. Ciro acha que a Lava Jato vai chegar ao seu final punindo sim os corruptos. Eu acredito que a Lava Jato é seletiva propositalmente, serve a um objetivo não republicano, mas acredito no STF como garantidor da legalidade e acho que, além de julgar as questões da Lava Jato com isenção,  no dia 16 teremos boas decisões vindas de lá, colocando a casa em ordem sobre o rito do impeachment.

É preciso aguardar um pouco para ver os desdobramentos. Mas mais uma vez Temer sai enfraquecido no seu golpe Dick Vigarista e, de carona, saem perdendo também os oportunistas e derrotados tucanos.

Tucanos e Temer, e a plutocracia paulista, se juntam para chegarem ao poder sem precisar do voto, mas tomam um pau atrás do outro.

É a carta ridícula, é a hipocrisia tucana, é a aliança com Cunha até quando foi útil, enfim.

Disso tudo há apenas uma constatação clara: o povo não está nem aprovando o governo Dilma e nem muito menos os golpistas. A política como um todo está sendo reprovada. Porém, e digo isso com toda convicção, começa a se formar um consenso na população de que Dilma é honesta, e isso é muito importante.

É claro que há um caminho difícil a ser trilhado e as armadilhas institucionais montadas à frente de Dilma para tentar cassar seu mandato são muitas, mas, diante da opinião popular, é cada vez mais verdade e positivo para Dilma que se cumpra a sua frase do segundo turno de 2014:  "A operação da Polícia Federal vai seguir em frente doa a quem doer".

E até agora, com relação a isso, apenas Dilma, somente Dilma, não sentiu nenhuma dorzinha, e o povo está vendo.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...